Caminho Sem Volta – Esta é a década mais importante no combate ao aquecimento global

O planeta Terra se aproxima de pontos críticos que o tornarão irreversivelmente mais quente, o que torna esta década a mais importante para conter o aquecimento global, cientistas alertaram na segunda-feira (26/03/2012). Embora haja estimativas científicas divergentes, a temperatura do mundo parece pronta para se elevar em até seis 6º C até 2100 se as emissões de gás estufa continuarem a aumentar incontrolavelmente.

“Esta é a década crítica. Se não mudarmos de direção nesta década, teremos cruzado a linha”, avalia Will Steffen, diretor executivo do instituto de mudança climática da Australian National University, em sua palestra durante uma conferência em Londres.

A maioria das estimativas climáticas concorda que a floresta tropical Amazônica ficará cada vez mais seca à medida que o planeta esquenta. A morte em massa de árvores, causada pela seca, levantou suspeitas de que a floresta talvez já esteja à beira de um ponto crítico – quando parará de absorver emissões e começará a contribuir com elas.

Durante a reunião dos principais cientistas, desenvolvedores de políticas e grupos ambientais na conferência “Planet Under Pressure” (Planeta Sob Pressão, em tradução literal), as opiniões divergiram sobre quais ações devem ser tomadas nesta década.

Anthony Giddens, professor da London School of Economics, é a favor de se concentrar na indústria de combustíveis fósseis, uma vez que os combustíveis renováveis compreendem apenas 1% do mix energético global.
“Temos uma enorme inércia na economia mundial, e deveríamos nos esforçar muito mais para fechar usinas movidas a carvão”, afirmou ele.

Nós do Ambientalistas em Rede acreditamos que a Conferência Rio +20 será um excelente palco para o debate e assinaturas de compromissos para a redução de fatores do efeito estufa. E você caro colaborador, o que pensa sobre isso?

Opine, comente e divulgue essa reportagem!

Fonte: Scientific American Brasil

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s