Cientistas criam o primeiro banco genético de aves em risco de exitinção

Um grupo de cientistas mexicanos criou o primeiro banco de germoplasma (material genético) de aves em risco de extinção da América Latina para facilitar a preservação e a reprodução dessas espécies.

“Nossa intenção é aplicar técnicas que permitam obter, recolher e guardar células de aves e utilizá-las para a reprodução artificial”, disse à agência de notícias Efe Mary Palma, responsável pelo projeto.

O banco está localizado nas instalações do santuário das aves de El Nido, em Ixtapaluca, no Estado do México, que abriga mais de 3.000 pássaros de 600 espécies, muitas delas em risco de extinção.

O refúgio, que pertence a um grupo civil fundado há 47 anos pelo veterinário Jesus Estudillo, morto em 2010, ampara cada uma das espécies por casais e em pequenas comunidades. Dessa forma, o local se torna um “um habitat favorável para a proliferação”.

O santuário de aves, chamado por seus funcionários de “Arca de Noé aviária”, é reconhecido internacionalmente por ser um dos primeiros a obter com sucesso a reprodução de espécies ameaçadas. O centro é sustentado pelas doações e a participação de 2.000 voluntários que dividem o trabalho de limpeza e manutenção do local.

Mais de 600 espécies como águias, falcões, corujas, periquitos, cacatuas, araras, tucanos, faisões-argus, quetzais e aves ancestrais como o casuar, originário da Nova-Guiné e Austrália e uma das mais antigas do planeta, podem ser vistas em ambientes que tentam recriar o habitat do qual procedem.

Fonte: folha.com/ciencia

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s