Incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, enfrenta focos de incêndio há uma semana. Três focos aconteceram no município de Mucugê. O fogo atingiu a região da Serra do Candombá, vizinha ao Vale do Capão. A informação é de Lívia Bittencourt, brigadista voluntária da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL).

“Essa semana o Vale do Capão teve um incêndio gigante, o Morro do Pai Inácio e Campos de São João queimaram e ontem [29/3], um fogo nos arredores de Lençóis, na Serra do Canoão. Isso são apenas alguns exemplos, tivemos outros focos aqui nesta semana”, informou Bittencourt.

A equipe de ((o))eco ligou ontem para o Parque e atendeu um funcionário que não quis se identificar afirmou que os incêndios estavam controlados. A informação é desmentida por Bittencourt:

– O que está acontecendo hoje na Chapada Diamantina é uma verdadeira tragédia ambiental. Apesar de os órgãos públicos apoiar as ações de combate aos incêndios, o apoio recebido não é suficiente diante da magnitude do problema. No momento, quem está fazendo a diferença são as brigadas voluntárias que não recebem apoio nenhum de órgãos públicos. E muitas das informações divulgadas em veículos midiáticos são de revoltar quem está aqui na luta pra mudar a situação.

Não são poucos os problemas que os brigadistas voluntários enfrentam: “o principal é que a maioria das brigadas sofrem com a carência de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs (roupas de noméx – anti-chama, óculos de proteção, botas de boa qualidade, luvas, capacetes de montanha, etc), além de apoio logístico (alimentação, pilhas, materiais de primeiros-socorros, sacos de dormir) e estrutura de comunicação etc”, informa.

O blog “Parque Nacional Chapada Diamantina” foi criado para denunciar incêndios no parque. Segundo ele, os focos são constantes e a maioria é proposital, em geral para limpar áreas de agropecuária, o que constitui crime.

Essa é a segunda onda de incêndios, nesse março, na região da Chapada Diamantina. A Serra do Sincorá, localizada entre os municípios de Mucugê e Ibicoara, também sofreu um incêndio de grandes proporções no início do mês.

Fonte: ((o)) eco

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s