PNUMA lista 21 desafios ambientais do século XXI

Painel de Previsão do PNUMA, composto por 22 cientistas, divulgou estudo em que lista os principais desafios para a sustentabilidade global neste século. Governança internacional e economia verde, temas da Rio+20, são questões prioritárias

A necessidade de se estabelecer uma governança internacional sobre as questões do meio ambiente é a ação mais urgente para que a sustentabilidade global seja atingida neste século, segundo os cientistas da ONU. O painel científico do PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente elaborou um ranking com os 21 desafios ambientais, publicado em estudo divulgado no Fórum Mundial de Ministros do Conselho Administrativo do órgão, realizado em Nairóbi.

A maioria dos cientistas vê o atual sistema de gerência internacional sobre o meio ambiente como insustentável e mal equipado. Os comentários mais recorrentes dão conta de que os acordos multilaterais sobre proteção ambiental fechados no século 20 não têm representação e efetividade necessária para o suporte político em pesquisas, estruturas e nos governos locais.

O segundo maior desafio a ser enfrentado, segundo os cientistas, tem a ver com a capacitação de profissionais para atuar rumo à economia verde. É preciso uma ampla atualização nas habilidades e na educação da força de trabalho global para que as oportunidades desta nova forma de se fazer negócios sejam aproveitadas.

Os dois temas – governança global e economia verde – são também os principais assuntos pautados para as discussões da Rio+20, Conferência da ONU em Desenvolvimento Sustentável, que reunirá líderes de governos, empresas e de organizações civis do mundo todo, no final de junho no Rio de Janeiro. O evento tem a missão de fortalecer e definir órgãos para a gerência do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Também deverá estabelecer metas para que a economia mundial seja responsável, inclusiva e que erradique a pobreza. O estudo do PNUMA é, portanto, uma contribuição prévia científica para a reunião.

O ranking de desafios na esfera ambiental foi estabelecido pelo Painel de Previsão – composto por 22 cientistas do PNUMA de 16 países, industrializados e em desenvolvimento – após oito meses de estudo dos problemas mundiais que mais impactam o planeta e o bem-estar humano. Mais de 400 cientistas e pesquisadores de liderança no mundo todo foram consultados. “É uma espécie de raio-x da opinião de cientistas, destacando o modo como mesmo os problemas antigos como governança, segurança alimentar e escassez da água estão se desenvolvendo e mudando ao passo que as transformações ambientais apresentam novos desafios”, afirmou Achim Steiner, diretor do PNUMA.

Em terceiro lugar no ranking está o desafio de assegurar que nove bilhões de pessoas – a previsão para a população mundial até o final do século – tenham acesso aos alimentos. As questões ligadas a segurança alimentar são antigas e ainda incluem o combate a novas ameaças, como as mudanças do clima, a escassez de água e acompetição entre a produção de comida e a de biocombustíveis pelo uso da terra. Algumas açõesque podem garantir a segurança alimentar e a aumentar o fornecimento de alimentos, segundo o PNUMA, são:
– apoio a pequenos produtores;
– redução do desperdício de alimentos e
– aumento da eficiência agrícola.

Agora, vamos à lista completa dos 21 problemas do século 21:
1. Alinhar a governança aos desafios da sustentabilidade global
2. Transformar a capacidade humana para o século XXI: solucionar desafios ambientais globais e caminhar ruma à Economia Verde
3. Garantir a segurança alimentar para 9 bilhões de pessoas
4. Pontes rompidas: reconectar ciência e política
5. Catalisar mudanças rápidas e transformadoras no comportamento humano em relação ao meio ambiente
6. Novas percepções sobre as interações entre terra e água: uma mudança no paradigma do manejo ambiental
7. Acelerar a implementação de energia renovável ambientalmente saudável
8. Além da conservação: integrar biodiversidade nas agendas ambientais e econômicas
9. Novos desafios para a mitigação e adaptação à mudança do clima: lidar com possíveis consequências
10. Necessidade por uma nova abordagem para minimizar os riscos de novas tecnologias e químicos
11. Reforçar a sustentabilidade urbana e resiliência
12. Nova Corrida pela Terra: Responder às novas pressões nacionais e internacionais
13. Potencial colapso dos sistemas oceânicos requer governança integrada
14. Resolver a iminente escassez de minerais estratégicos e evitar o desperdício eletrônico
15. Diminuir a degradação de águas interiores em países desenvolvidos
16. Atuar sobre o sinal de mudança climática nas mudanças de frequência de eventos extremos
17. As consequências ambientais do desmantelamento de reatores nucleares
18. Novos conceitos para lidar com mudanças progressivas e limiares iminentes
19. Ecossistemas costeiros: endereçar pressões crescentes com governança adaptativa
20. Lidar com a migração causada por novos aspectos da mudança ambiental e
21. Manejar impactos de derretimento das geleiras.

O ranking do Painel de Previsão também antecede a divulgação do próximo GEO-5, relatório elaborado pelo PNUMA e que publica o panorama do meio ambiente a partir de previsões científicas. O documento será lançado no Brasil na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, duas semanas antes da Rio+20. “Espera-se que o relatório também seja lido, entendido e digerido por todos os interessados e contribua para que o desenvolvimento sustentável deixe de ser teoria ou um sucesso incompleto e se torne uma prática diária implementada”, afirmou Steiner.

O Relatório de Previsão está disponível (em inglês) para download no site do PNUMA (http://www.unep.org/publications/ebooks/foresightreport/)

Fonte: Planeta Sustentável

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s