Reservas Marinhas Itinerantes

Visitar uma reserva de proteção ambiental é uma experiência para ficar na memória. Agora, imagina ser visitado por uma? A ideia de uma reserva que se desloque já está sendo discutida e já é considerada viável, pelo menos em ambiente marinho.

Em uma conferência recente realizada em Vancouver, Canadá, cientistas apontaram para a criação de reservas marinhas itinerantes como uma alternativa viável para a preservação de diversas espécies. Os avanços nos recursos de monitoramento por satélite, GPS, assim como o sistema de marcação das espécies possibilitariam a estruturação do projeto.

As reservas marinhas itinerantes “poderiam fornecer abrigos seguros para tartarugas-cabeçudas, tartarugas-de-couro, albatrozes, tubarões e outras espécies que estão abandonando seus habitats históricos em resposta à mudança climática”, explica o trecho da reportagem do britânico The Guardian sobre a proposta. O projeto também beneficiaria diretamente os pescadores, que não ficariam privados de usar determinados espaços por longos períodos.

“Pensamos em áreas protegidas como locais que estão cercados em um mapa. Mas lugares nos oceanos não são cercados, eles se movem”, afirmou Larry Crowder, diretor do Centro de Soluções de Oceano da Universidade de Stanford, na mesma matéria.

Quem sabe você não recebe uma visita em breve, no oceano mais próximo de sua casa?

Fonte: Greenvana

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s