São Paulo expõe 1.ª Mostra de Cinema Ambiental

A 1.ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental está acontecendo em São Paulo. O evento começou na última quinta-feira (15) apenas para convidados, mas a partir desta sexta-feira (16) estará aberta ao público.

O evento, inédito e gratuito, quer mostrar o meio ambiente em suas diversas vertentes. “Temos de mudar nosso conceito de que meio ambiente é só a natureza. Mais do que tudo, é uma questão urbana. Quem sofre as principais consequências da forma como tratamos o planeta são as pessoas que vivem em grandes centros urbanos”, disse Chico Guariba, diretor e criador do festival, à Agência Estado.

Serão exibidas 40 produções (entre longas, médias e curtas-metragens), realizados encontros e debates inspirados nos eixos temáticos que dividem a programação, com cineastas e especialistas do Brasil e do mundo. Muitos dos filmes são inéditos no Brasil, apesar de terem sido premiados em importantes festivais como Sundance, Rotterdam, Toronto e Amsterdam.

Os filmes ambientais se enquadram nos seguintes eixos: Ativismo, Povos e Lugares, Consumo, Energia e Mudanças Climáticas. “Queria ter trazido um tema só sobre cidades. Mas, quando fui pesquisar a produção mundial, não encontrei uma amostra suficiente de filmes que tratam da vida nas metrópoles. O que é absurdo. Se pensarmos no Brasil, onde 90% da produção de documentários do gênero são sobre a questão indígena, sendo que 97% da população brasileira vive em cidades, é absurdo”, indignou-se Guariba.

Nesta primeira edição, Adrian Cowell, o maior documentarista da Amazônia, falecido em outubro do ano passado, será homenageado. A Mostra Ecofalante propõe também uma Mostra Infantil e um Panorama Histórico mostrando como a questão ambiental despertou ao longo dos anos o interesse e a criatividade de importantes cineastas do Brasil e do mundo.

Detalhes sobre a programação estão disponíveis no site: http://www.ecofalante.org.br/mostra/

Fonte: Ciclo Vivo

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s