Em São Paulo, motoristas que não respeitam ciclistas serão multados

A Prefeitura de São Paulo anunciou aumento na fiscalização no trânsito para proteger os ciclistas. A medida contará com a aplicação de multas aos motoristas que desrespeitarem a distância de segurança, que deve ser mantida em relação aos ciclistas.

A partir de maio, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) passará a autuar os infratores, com base no artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro, que condena os motoristas que dirigirem sem atenção ou os cuidados indispensáveis à segurança. Estes casos são considerados infrações leves, com multa de R$ 53,20, e três pontos na carteira.

Os agentes de trânsito serão treinados para identificar as condutas irregulares dos motoristas, como o desrespeito ao 1,5 metros de distância, que devem ser mantidos durante uma ultrapassagem. Outro ponto observado pelos guardas será a fechada, que normalmente ocorre quando um motorista realiza conversões à esquerda ou à direita, encurralando ciclistas que trafegam pelas laterais das vias. Nestes casos, os motoristas serão enquadrados por desrespeito ao 197, considerado infração média, resultado em multa de R$ 85,13.

O aumento na fiscalização de trânsito é uma das medidas aplicadas pela prefeitura da capital paulista para reduzir a quantidade de acidentes envolvendo ciclistas. A medida faz parte de um pacote de estratégias de segurança, que inclui o treinamento de agentes de trânsito para trafegarem de bicicleta pela cidade e medidas de incentivo à educação.

Entre as medidas municipais estão inclusos trabalhos de conscientização feitos com motoristas de ônibus e a criação de um centro educacional para a formação de ciclistas urbanos. Com informações do G1.

Fonte: CicloVivo

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s