Você já praticou upcycling?

Uma nova proposta ecológica surgiu no exterior e já chegou ao Brasil. Sabe aquelas embalagens de salgadinhos, aqueles sapatos antigos e fitas cassetes sem utilidade, restos de tecido e resíduos que não serão utilizados pelas empresas para reciclagem? Tudo isso pode ser upcycling.

Todo mundo sabe o que é reciclar (em inglês recycle). O prefixo “re” significa tornar a fazer, repetir e o sufixo “ciclar” vem de ciclo. Reciclar nada mais é do que criar um novo ciclo para alguma coisa. Mas e o recente termo upcycling? Up traduzido para português significa “para cima” e pode ser entendido também como “valorizar”. Ou seja: upcyling quer dizer valorizar o ciclo. Mas como?

Todos aqueles produtos que não têm mais uso e só teriam como destino o lixo podem se tornar novos através do processo de upcycling. O objetivo é transformar aquilo que está no fim da vida útil em algo novo, valorizado e sem passar por uma reciclagem, afinal o material é usado como ele é.

A empresa americana TerraCycle, por exemplo, recém-chegada ao Brasil, transforma embalagens de salgadinhos em matéria-prima para confeccionar bolsas, mochilas, estojos e cadernos. Já o designer holandês Patrick Shurr criou um armário revestido de mais de 900 fitas cassetes. O que não falta é criatividade e vontade de cuidar do planeta.

Além de diminuir a quantidade de entulho nos aterros e lixões de uma forma mais barata, a proposta sustentável cria grandes oportunidades de negócios. No Brasil, marcas como a Cavalera e a Osklen já aderiram ao novo conceito contra a poluição.

E você, já praticou o upcycling?

Fonte: A casa container, Mercado Ético, Idéias Green e Agenda21

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s