Aprenda a usar as Plantas Contra o Mosquito da Dengue

Não é de hoje que plantas são usadas para repelir insetos, desde 2009 algumas cidades do interior de São Paulo combatem à dengue de maneira natural e sustentável. Elas usam uma planta chamada crotalária, começou na cidade de Monte Aprazível, localizada a 489 km da capital, e em pouco tempo se espalhou por outras cidades da região.

A crotalária atrai predadores

No caso da crotalária não há comprovação científica da eficácia contra o mosquito da dengue. Mas teoricamente, a flor amarela atrai as libélulas que, por sua vez, são predadores naturais do aedes aegypti, o mosquito da dengue. As libélulas também colocam os ovos em água limpa e parada e suas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive as do mosquito da dengue.

A citronela é a solução ecológica segundo os cientistas

A citronela é uma planta de origem asiática, e a muito tempo é usada como repelente natural dos mosquitos, entre eles o aedes aegypti, o mosquito da dengue.

Algumas plantas são alimento para o Mosquito da Dengue

Uma pesquisa inédita feita na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul descobriu que uma planta serve de alimento para o mosquito da dengue. A Coroa-de-cristo é um arbusto espinhoso muito usada como cerca viva e planta ornamental.

Segundo os pesquisadores, quando o mosquito da dengue se alimenta do néctar das flores da coroa-de-cristo ele pode sobreviver por até 30 dias. Só as fêmeas se alimentam de sangue e néctar, os machos se alimentam exclusivamente de néctar, foi descoberto apenas um dos alimentos os pesquisadores estão dispostos a descobrir outras fontes de alimento para o aedes aegypti.

Fonte: Vida Sustentável (http://www.vidasustentavel.net/meio-ambiente/aprenda-a-usar-as-plantas-contra-o-mosquito-da-dengue/)

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s