Pesquisadores em Lisboa calculam potencial de energia solar de edifícios

Um grupo de pesquisadores do Centro de Estudos de Geografia e Planejamento Regional (e-GEO) da Universidade NOVA de Lisboa estudam o potencial fotovoltaico das coberturas de edifícios em áreas urbanas.

Esse projeto tem como objetivo estimar a rentabilidade da instalação de sistemas de captação de energia solar nessas áreas. Através de um cálculo que considera aspectos como a área do telhado, é possível prever o custo e o rendimento alcançado com a instalação de cada painel solar.

Segundo a Engenheira Florestal do e-GEO, Teresa Santos Silva, o projeto permite que as pessoas saibam o quanto é preciso investir e quanto tempo é necessário para recuperar o investimento através da economia em sua conta de luz.

Portugal tem poucos recursos em energias fósseis e enorme dependência de energia do exterior, mesmo sendo um país com índices de radiação solar bastante superiores a média européia. “Esses índices justificam por si só, o crescente interesse em soluções energéticas sustentáveis.” diz Teresa Santos Silva.

Os próximos passos do projeto incluem a avaliação da possibilidade de conversão de topos de telhados comuns em ‘coberturas verdes’. Essas coberturas consistem em jardins com certas característica que permitem, entre outras coisas, uma grande eficiência térmica, completa a pesquisadora.

No site (http://www.fcsh.unl.pt/e-geo/energiasolar/), se consegue visualizar em um mapa, as áreas e seus potenciais energéticos. Mas por enquanto, esse serviço só contempla a cidade de Alvalade, em Lisboa e uma parte da cidade de Carnaxide, em Oeiras.

 

Ambientalistas em rede

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s