O que é sustentabilidade pra você?

Sustentabilidade é com certeza um dos temas mais discutidos, senão o mais discutido dos últimos tempos. E como tudo o que tem grande participação coletiva, gera debate, portanto merece reflexão.

Nesta última sexta-feira, dia 4 de maio de 2012, me deparei com um colega de trabalho, Engenheiro Civil, dizendo o seguinte: Sustentabilidade é uma grande baboseira. E fiquei bastante interessado no argumento que ele tinha para defender essa hipótese. Que era: “Sustentabilidade é praticada até certo momento. A partir da hora em que envolve dinheiro, a sustentabilidade vai pro beleleu.”, palavras dele.

Como sabemos, sustentabilidade é um termo utilizado para definir ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo esses parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Seguindo esse ideal, tomamos muitas atitudes, adquirimos preocupações com o meio ambiente, mudamos hábitos, e nos tornamos pessoas com consciência ecológica. Mas será que tudo o que é feito realmente surte efeito? Será que um painel fotovoltaico que aumenta consideravelmente o custo de uma obra vai ser utilizado? Uma descarga que reduz o uso de água é viável sem ter um preço acessível? Os projetos de arquitetura com casas em cima de árvores realmente são vantajosos? Por que, construir uma casa sustentável, que compensa suas emissões de CO2, reaproveita a água da chuva e capta luz solar é tão caro?

Essas são apenas as questões que dizem respeito à construção civil, que são o ponto de vista do colega Engenheiro que não acredita em sustentabilidade. Mas acredito que seja útil para várias outras questões.

Até que ponto o conceito de sustentabilidade é utilizado respeitando os fatores econômicos, sociais e ambientais com igualdade?

Mesmo com esses argumentos e questões levantadas, acredito que sustentabilidade não é papo furado. As inovações tecnológicas e estudos visando o meio ambiente estão cada vez mais freqüentes e viáveis, além do fato de a população estar cada vez mais interessada nos assuntos ambientais e consciente da importância de bons hábitos para a conservação do planeta. Quem pratica sustentabilidade realmente encontra empecilhos financeiros, mas com a participação e interesse de todos, a sustentabilidade é possível.

Nós do Ambientalistas em rede estamos interessados em sua opinião sobre esse tema. Como você pratica sustentabilidade? O que você pensa sobre o assunto? Opine!

Ambientalistas em rede

Anúncios

3 Respostas para “O que é sustentabilidade pra você?

  1. na minha opnião a sustentabilidade nao será entendida se nao for praticada , nao é algo que possa se explicar cientificamente . a pratica dita o real conceito que se reflete no social.

    • Muito obrigado pela sua resposta Telma. Concordamos que a prática da sustentabilidade é fundamental e começa com pequenas atitudes em ‘nosso meio ambiente.’

  2. ebom todos nós sabemos que é muito grande a preocupação dos governantes, mais eles não age de acordo com a verdade…

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s