Presidente Dilma tem até o dia 25 de maio para decidir se veta Código Florestal

A presidente Dilma Rousseff tem um prazo de 15 dias úteis, ou seja, até o dia 25 de maio para decidir se sanciona ou veta o texto referendado pelo Congresso.

Embora haja grande pressão popular para o veto na integra, correm rumores de veto parcial, em particular nos dispositivos que cedem demais ao agronegócio e reduzem a proteção às águas brasileiras. Segundo informações da agencia Folha, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) disse que o governo deverá vetar principalmente os trechos que signifiquem “anistia” a desmatadores. “Aquilo que representar anistia não terá respaldo do governo. Qualquer questão que signifique anistia tem grandes chances de sofrer o veto”, afirmou Ideli no dia 27 de abril.

Image

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defende o veto da presidente ao texto. Izabella defende o texto aprovado pelo Senado, que acabou sofrendo grandes modificações. “Acho que temos de respeitar todo trabalho feito no Senado. O trabalho foi muito bem feito naquilo que as condições democráticas ofereciam ao debate, mas precisamos ser responsáveis em relação ao veto. Quanto ao texto atual, “A posição da ministra é pelo veto. Não tenho nenhum problema em dizer isso”, esclarece Izabella.

A discussão sobre o novo Código Florestal brasileiro é complexa, técnica e gera dúvidas em muitos pontos. Apesar disso, organizações ambientalistas, como nós do Ambientalistas em rede, tem conseguido a façanha de fazer o assunto “bombar” nas redes sociais. Se você usa o Facebook ou o Twitter, certamente já viu algum amigo compartilhar alguma imagem bem-humorada da campanha “Veta, Dilma!”. Com isso, muitos eventos a favor do veto tem ocorrido em todo o país. As imagens que ilustram essa matéria são do evento Veta Dilma! Manaus, realizado em 05/05/2012, disponibilizadas pela pagina Gengiva de Galo, do Facebook. Image

Para ajudar a esclarecer este tema, disponibilizamos o quadro da organização Y ikatu Xingu, envolvida com a qualidade da água do Parque Indígena do Xingu, que ilustra de maneira simplificada, alguns pontos do novo Código.

Image

ImageImage

Ambientalistas em Rede

Anúncios

6 Respostas para “Presidente Dilma tem até o dia 25 de maio para decidir se veta Código Florestal

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s