A presença do homem vista do espaço

Um alienígena que chegasse a Terra vindo dos confins do espaço não teria dúvida que este planeta é habitado. A Terra é cada vez mais modificada pela presença do homem, e essas modificações podem ser vistas com muita clareza lá de cima do espaço. No oriente médio, complexos de ilhas com formatos fantásticos são construídos para abrigar residências e hotéis de luxo. Em pleno deserto, quilômetros e quilômetros quadrados de que antes eram apenas pó e areia transformam-se em vastas plantações. As luzes das cidades formam magníficos padrões brilhantes. Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver o como o homem é capaz de modificar o planeta.

Os campos de agricultura perto de Quebec, no Canadá, se parecem com uma tapeçaria. Este padrão se dá pois os campos retangulares se projetam a partir de um intrincado sistema de estradas que dão acesso às plantações.

A cidade japonesa de Rikuzentakata foi completamente destruída pelo tsunami ocorrido em 11 de março de 2011. As estimativas dos prejuízos causados pelo desastre na cidade atingem impressionantes 1,5 bilhão de dólares.

A cidade de Dubai fotografada a partir da Estação Espacial Internacional durante a noite é um espetáculo de luzes. Avançando na escuridão do Golfo Pérsico está o complexo de ilhas artificiais de Palm Islands. A área mais brilhante na direita da foto é o complexo hoteleiro onde se localiza a torre Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo com 828 metros de altura.

O norte da Arábia Saudita é um dos desertos mais áridos do planeta, mas as modernas técnicas de agricultura podem modificar até mesmo as paisagens mais inóspitas. A água para a irrigação vem de aquíferos no subsolo, e cada círculo de plantação tem aproximadamente 1 quilômetro de diâmetro.

Uma linha bem clara marca a fronteira entre o Egito e Israel. A diferença de cores no solo se dá pelo tráfego de pessoas e da atividade pecuária na região, e campos irrigados para agricultura são mais predominantes do lago israelense da fronteira.

Durante a noite a ‘bota’ no sul da Itália fica iluminada pelas luzes de Nápoles, Bari e Brindisi. A maior concentração populacional na costa permite ver claramente o contorno do país. No canto da foto podemos ver um pedaço da Estação Espacial Internacional.

A cidade de Milão, na Itália, se ilumina durante a noite como uma colcha de retalhos. A região mais brilhante é o centro histórico onde a Catedral de Milão está localizada. Milão é a maios região metropolitana da Itália e a quinta maior da União Européia.

Essa mistura de plantações retangulares e circulares está localizada perto da cidade mineira de Perdizes. Os vários tons de verde são resultado das variadas plantações ali existentes, havendo desde café e batata até trigo e girassol.

Um complexo de ilhas artificiais em construção na costa do Bahrein. Projetado para abrigar residências de luxo, hotéis e shopping centers, o Durrat Al Bahrain alcançará 21 quilômetros quadrados a um custo estimado de 1,3 bilhão de dólares.

Nesta foto tirada a partir da Estação Espacial Internacional, os famosos contornos de Brasília aparecem engolidos pela expansão urbana. O espaço escuro ao norte é o Parque Nacional de Brasília.

Fonte: O Eco

Anúncios

Uma resposta para “A presença do homem vista do espaço

  1. Excelente em termos de informacoes, dados e conhecimentos para ecoambientalistas, ecoeducadores e ecomilitantes das causas ecossociais!

    Paarabens! Continuem com este trabalho. Vale a pena. Utilizo bastante nos meus trabalhos de formacao de ecoeducadores e ecoeducadoras!!

    Ecos,

    Makarenko Reis Oliveira Jesus.

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s