Boa notícia: Número de pinguins-imperadores na Antártida é maior do que o estimado

Um levantamento feito a partir de imagens de satélites traz novas e boas perspectivas para ospinguins-imperadores da Antártida. De acordo com o estudo, o número de indivíduos da espécie pode ser o dobro do que indicavam estimativas anteriores.

Os resultados são considerados positivos, pois a espécie é apontada como frágil perante os efeitos do aquecimento global. De acordo com Peter Fretwell, um dos líderes do projeto do Departamento Britânico de Pesquisas Antárticas, os resultados são duplamente positivos, pois além do número grande de indivíduos, 595 mil, bem acima da estimativa anterior de 270 a 350 mil, ainda mostra que é possível monitorar de perto as aves. O estudo, publicado na PLoS ONE, é pioneiro por fazer por satélite a contagem da população inteira de uma espécie em uma única estação do ano.

Foram monitoradas 44 colônias de pinguins, 7 delas desconhecidas até então. A técnica de monitoramento  exigiu um aperfeiçoamento, pois outras manchas nas imagens, como sombras, por exemplo, poderiam dificultar a contagem. Os pinguins imperadores estabelecem suas colônias no gelo, motivo pelo qual o aquecimento global pode castigar a espécie.

A margem de erro da contagem gira entre 10% e 12%, o que ainda mantém os dados como positivos. Os pinguins-imperadores ganharam notoriedade com o lançamento do documentário “A marcha dos pinguins”, em 2005.

Fonte: Greenvana

Anúncios

2 Respostas para “Boa notícia: Número de pinguins-imperadores na Antártida é maior do que o estimado

  1. Amei a reportagem e saber dessa estimativa.Como bióloga e fã da especie, isso me deixa extremamente feliz.Desejo saber mais e ver mais fotos desses maravilhosos seres da Antartida.

    • Maria, muito obrigado por participar. É sempre bom ter noticias boas. Acompanhe nossa página e receba nossas notícias.

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s