Transplante recupera visão de camundongo

Pesquisadores do Instituto de Oftalmologia da UCL (University College London) conseguiram concluir com êxito um experimento que tinha como finalidade recuperar a visão de camundongos adultos com problemas nos olhos. O estudo teve como base a técnica de transplante de células.

Foram colhidas células fotorreceptoras da retina de camundongos jovens e implantadas nas retinas dos camundongos adultos que sofriam de deficiência visual.  Após um período de seis semanas, os exemplares foram submetidos a um teste. Em um labirinto pouco iluminado, eles precisavam sair da água subindo em uma plataforma seca.

Os camundongos sem problemas de visão conseguiam concluir a tarefa com facilidade, enquanto os com deficiência tinham bastante dificuldade de encontrar a plataforma. Os indivíduos que foram submetidos ao transplante de células conseguiram concluir a tarefa de modo satisfatório, mostrando que adquiriram sensibilidade à luz.

A perda de células fotorreceptoras está diretamente ligada aos principais problemas de visão, já que com o passar do tempo, o poder de regeneração dessas células é cada vez menor.

O sucesso do transplante traz novas perspectivas para o tratamento de disfunções de retina. O fato de as células implantadas terem estabelecido as conexões necessárias para transmitir os estímulos ao cérebro foi o grande resultado da pesquisa.

O estudo foi liderado por Robin Ali,  pesquisador da UCL e do hospital dos Olhos Moorfields. Segundo Ali, o próximo passo da pesquisa é a utilização de células-tronco embrionárias para beneficiar os seres humanos. Porém, não será um percurso simples. O uso de células-tronco embrionárias está sujeita a uma discussão extensa no mundo, sobretudo em função de fatores éticos.

Fonte: Greenvana com informações da Folha.com

 

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s