Planeje um encontro sustentável para o dia dos namorados

A ideia é válida tanto para quem está de olho em uma nova paquera e quer mostrar que é comprometido com o meio ambiente, quanto para quem já está namorando e quer sair da rotina em sintonia com a natureza. Para organizar um encontro verde, basta perceber o que pode ser substituído, reaproveitado ou adaptado nas atitudes mais simples. Confira, a seguir, 10 dicas que podem ajudar na programação de uma saída romântica ecologicamente correta e que também podem ser aplicadas uma a uma no dia a dia dos casais:

1. Bilhetinho reciclado
Finalmente tomou coragem de convidar a colega de trabalho para sair ou precisa lembrar seu parceiro do encontro à noite? Se for recorrer ao bom e velho método do lápis e papel, aposte nos estilosos bilhetinhos em papel reciclado. Sua fabricação demanda cerca de 8 mil litros de água a menos e o gasto de energia no processo cai pela metade em comparação ao papel comum, além de dar uma nova vida útil a pelo menos 15 árvores.

2. Vá a pé…
Abrir mão do carro é uma medida obrigatória em todo encontro verde que se preze. Aqui o maior obstáculo é abrir mão da preguiça: além de cortar a emissão dos poluentes da combustão e evitar o estresse do trânsito, você aproveita para esticar as pernas e preencher a cota aeróbica do dia. Você ainda tem a chance de encontrar, no caminho, pelo menos uma cena que sirva para puxar conversa.

3. … ou de bicicleta
Vocês não moram tão perto assim um do outro ou do local escolhido? Espane a poeira da bicicleta e vá pedalando para o ponto de encontro. As vantagens são as mesmas da caminhada, com o plus de ser um exercício físico mais intenso e que reduz o tempo do trajeto. Esteja atento para o clima: se estiver muito quente, é bom evitar grandes esforços para não chegar todo suado no encontro.

4. Restaurante sustentável
Antes de torcer o nariz achando que a dica equivale a um jantar sem graça, saiba que mesmo seus restaurantes favoritos podem ser ecologicamente corretos sem adotar medidas drásticas. Em São Paulo, a consultoria Oficina Ambiental já concede o selo Restaurante Sustentável a estabelecimentos que preenchem pré-requisitos como reciclagem do lixo seco, utilização de materiais de limpeza biodegradáveis, luz regulada por sensores de movimento e até a opção de pedir porções menores por preços mais baixos.

5. Jantar à luz de velas
Em tempos em que as velas costumam ser empregadas somente em caso de apagão, ressuscitar um dos métodos mais clássicos de jantares românticos é uma atitude ecológica que segue a mesma linha da Hora do Planeta, auxiliando na economia de energia elétrica. Além disso, ao produzir refeições em casa, você tem o controle para evitar desperdício de alimentos e água.

6. Um banho acompanhado
Se a intimidade entre vocês já permitir, que tal unir o útil ao agradável e tomar banho juntos? Dividir o box com o parceiro ajuda a reduzir uma parte do consumo de água do dia, que no Brasil fica em torno de 150 litros por habitante. Só trate de desligar o registro quando perceber que o banho pode demorar…

7. Programe um piquenique
Ficou complicado conciliar os horários durante a semana? Nem só de jantares românticos são feitos os encontros. Sábados e domingos de sol podem ser uma ótima oportunidade para se dirigir ao parque mais próximo e experimentar um lanche ao ar livre, seguido de um relax junto ao verde. No fim da tarde, é só juntar as trouxinhas do restaurante móvel para não deixar nenhum resíduo para trás.

8. Passeie com o cachorro
Se você (ou os dois) tem um bichinho, ele certamente vai adorar a ideia de um passeio ao ar livre. Assegurando-se de que ele não vai arrumar confusão com os outros cães nem está deixando “armadilhas” para os passantes, a atividade é benéfica para todos: o pet cumpre seu passeio de rotina e a conversa com o date torna a caminhada mais divertida, fazendo com que você nem sinta que está se exercitando.

9. Dê um presente feito à mão
Quer jeito melhor de causar uma boa impressão do que levando um mimo para o encontro? A criatividade pode dar uma nova função ao que estava prestes a ir para o lixo, desde bloquinhos de notas feitos com pedaços de papel até as mil e uma utilidades do plástico doméstico. A economia no bolso não quer dizer que você está desvalorizando o presenteado: o tempo investido na confecção dos trabalhos manuais já indica que a pessoa tem um cantinho próprio nos seus pensamentos.

10. Plante uma muda
Muitos séculos de encontros amorosos consolidaram o buquê de flores ou a singela rosa vermelha na lista de presentes românticos. Porém, mais adequado a um encontro verde é presentar com mudas de plantas, que vão sobreviver à semana do encontro e podem colorir o lar do presenteado por mais tempo. Em complemento à dica número 5, mudas de temperos também podem ser cultivadas em casa e são úteis no preparo de comidas caseiras.

Fonte: Vamos rir mais

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s