O desafio: voar usando apenas a energia do Sol

Criar um avião preparado para voar movido apenas pela energia do sol: este é o ambicioso projeto do HB-SIA, conhecido como Solar Impulse. A aeronave concretiza os ideais de seus idealizadores suíços, o psiquiatra e aeronauta Bertrand Piccard e o engenheiro André Borchsberg. Eles decolaram na madrugada desta terça-feira de Madri, na Espanha, com destino a Rabat, no Marrocos. A primeira parte da viagem foi de Payerne, na Suíça, à cidade espanhola, e este segundo trecho completa a última viagem de teste antes da volta ao mundo.

Image

A ideia nasceu em 1999, quando Piccard (de uma tradicional família de aventureiros) e o inglês Brian Jones realizaram a primeira volta ao mundo em um balão. O próximo passo do suíço seria aliar exploração científica e energias renováveis. E daí nasceu o projeto Solar Impulse, que começou de fato em 2003. Para criar do zero um avião que não precisasse de combustível fóssil, apenas do sol, uma equipe multidisciplinar trabalhou por sete anos em cálculos, simulações e desenhos para que o avião decolasse e mostrasse ao mundo que é possível voar utilizando energia limpa.

Image

O resultado foi o HB-SIA, que tem a mesma envergadura de um Airbus A340 (63 metros de uma ponta da asa a outra) e é 230 vezes mais leve (pesa apenas 1.600 kg, similar ao de um carro). Para transformar a luz do sol em energia, foram instaladas 11.628 células monocristalinas de silício nas asas e no estabilizador vertical (situado na parte traseira) e quatro baterias de polímero de lítio %4 responsáveis por um quarto do peso total da aeronave.

O projeto já quebrou três recordes mundiais em duração de voo (de 26 h, 10 min e 19 seg), de altitude absoluta (9235 m, 30.300 pés) e ganho de altura (8744 m, 28 688 pés).

Fonte: Revista Ecoenergia

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s