Documento não retrocede, diz Dilma em discurso que encerra Rio+20

A presidente da República Dilma Rousseff defendeu o documento aprovado na Rio+20 em seu discurso de encerramento da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. “O documento que aprovamos hoje não retrocede em relação às conquistas de 92. Não retrocede em relação à Cúpula de Joanesburgo”, disse a presidente.

“Ao contrário, o documento avança e muito,” completou. “Trouxemos a erradicação da pobreza para o centro do debate do futuro que queremos.”

“O documento, ‘O futuro que queremos’, torna-se hoje um marco no conjunto dos resultados das conferências”, disse a presidente.

Dilma foi a última discursar na noite de sexta-feira (22). Os 188 países participantes adotaram oficialmente o documento intitulado “O futuro que queremos” em sessão plenária.

A presidente mencionou a crise econômica, que foi um dos entraves das negociações durante o encontro. “O mesmo espírito que orientou a construção de nosso compromisso com o futuro sustentável deve prevalecer no encaminhamento da solução da crise que hoje afeta os países desenvolvidos,” disse Dilma.

O propósito da Rio+20 era formular um plano para que a humanidade se desenvolvesse de modo a garantir vida digna a todas as pessoas, administrando os recursos naturais para que as gerações futuras não fossem prejudicadas.

Uma das expectativas era de que a reunião conseguisse determinar metas de desenvolvimento sustentável em diferentes áreas, mas isso não foi atingido. O documento apenas cita que eles devem ser criados para adoção a partir de 2015.

Na plenária de encerramento, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que “o documento final que foi adotado por consenso fornece formação firme para um bem-estar social, econômico e ambiental. Agora é nossa responsabilidade desenvolver isso”. “Não podemos mais hipotecar o nosso futuro para as necessidades de curto prazo”, alertou.

Fonte: G1

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s