Norte-americanos não têm mudanças climáticas como prioridade

Mudanças climáticas não são o fator ambiental mais preocupante para os americanos. Este é o resultado da pesquisa feita pelo Washington Post, em parceria com a Universidade de Stanford, apresentada na última quinta-feira (5).

Image

No questionário deste ano, apenas 18% dos entrevistados citaram as mudanças climáticas como fator principal de preocupação. Na edição de 2007, 33% disseram isso. É possível que o alto número registrado na primeira pesquisa tenha relação com o documentário “Uma verdade inconveniente”, feito pelo ex-vice-presidente norte-americano, Al Gore. Atualmente, 29% dos pesquisados têm a água e a poluição do ar como preocupações mais urgentes.

Mesmo que não tenha sido a prioridade, os estadunidenses ainda consideram o aquecimento global uma ameaça causada pelos próprios seres humanos. Quase 75% dos entrevistados acreditam que as temperaturas na Terra vão continuar a subir e para enfrentar este problema é necessário contar com ações governamentais e privadas.

Entre os participantes da pesquisa estão pessoas que alegam não pensar sobre o assunto. Os políticos também são acusados de falarem pouco sobre o tema. A contadora nova-iorquina, Wendy Stewart, explica que é possível perceber sinais das mudanças climáticas, mas garante nunca ter ouvido um político discorrer sobre o problema.

Os entrevistados que demonstraram maior interesse pelo assunto lembraram que o presidente Barack Obama não tem mais demonstrado muito afinco quanto ao projeto de lei que limita as emissões de gases de efeito estufa e permite a negociação de créditos de carbono. A proposta está parada no Senado desde 2010.

A pesquisa foi realizada por telefone, entre 13 e 21 de junho, contando com a participação de 804 adultos de todas as áreas do território norte-americano. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.

Fonte: Washington Post com redação do CicloVivo

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s