Conheça melhor o tubarão martelo

O tubarão martelo (Sphyrna lewini) é um predador que usa sua cabeça em formato de martelo repleta de células sensoriais chamadas ampola de Lorenzini para detectar, entre outras coisas, os campos elétricos gerados pelas presas, sondando o oceano em busca de comida. Seus olhos, nas extremidades da cabeça, lhe confere um alcance visual maior que o de qualquer outro tubarão.

A espécie é vulnerável durante todas as fases da vida como alvo de captura e capturas acidentais na pesca: um grande número de jovens são capturados por uma variedade de artes de pesca em águas costeiras, e os adultos são capturados em redes de emalhe e espinhel ao longo da plataforma continental e em águas oceânicas.

As barbatanas do tubarão-martelo são muito valorizadas. Foram registrados declínios de 50 a 90% por períodos de até 32 anos em diversas regiões, incluindo África do Sul, noroeste e centro-oeste do Atlântico e do Brasil.

Pode medir 6 metros de comprimento e pesar até 450 kg, embora os de menor tamanho sejam mais comuns. A espécie é vivípara e nasce com saco vitelino.

Ocorre em águas temperadas e tropicais de todo o mundo, nas regiões costeiras e semi-oceânicas. Os tubarões-martelo geralmente são vistos migrando em massa no verão à procura de águas mais frescas.

Espécie ameaçada de extinção.

Fontes: Instituto Ecofaxina e  Planet Earth.

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s