Mapa da Vida mostra onde vivem os animais do planeta

Se você tem curiosidade de saber que animal corre o risco de aparecer no seu quintal ou quais espécies poderá encontrar na sua próxima viagem, o Mapa da Vida* ajuda a detectar os bichos que estão mais próximos de você. Criado a partir da plataforma do Google Maps pelaUniversidade de Yale, nos Estados Unidos, o Mapa da Vida informa a distribuição geográfica de quase 30 mil espécies de animais vertebrados – incluindo pássaros, anfíbios e mamíferos – e alguns peixes.

O mapeamento foi feito a partir de bancos de dados da GBIF*, WWF*, IUCN*, além de levantamentos de museus, listas regionais e observações de cientistas. A ideia é servir de guia não só para curiosos e nerds da natureza, mas profissionais, gestores da biodiversidade e organizações conservacionistas.

Para fazer uma busca, basta digitar o nome popular ou científico de uma espécie e filtrar pela fonte ou pelos tipos de levantamentos. Os usuários podem saber em que ambientes vivem os animais e outros locais específicos onde sua presença foi documentada. Também é possível clicar em um ponto do mapa (com o botão direito do mouse) e buscar a lista de espécies que estão num raio de até 300 km.

Mapa da Vida ainda está em desenvolvimento e deverá receber mais contribuições, inclusive sobre espécies de plantas e outros invertebrados. Mas já conta com o apoio da NASA e daNational Science Foundation, entre outras instituições.

Fonte: Super interessante

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s