RJ: Rocinha vai ganhar parque ecológico

Uma das maiores favelas da América Latina, a Rocinha vai ganhar um parque ecológico no Rio de Janeiro.

Ao custo de R$ 24 milhões, oriundo do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), o projeto tem como objetivo preservar a área verde da região.

A previsão é que o espaço seja inaugurado em dezembro. Nos 9 mil m2 , a área de lazer terá arvorismo, paredão de escalada, quadra poliesportiva e academia para a terceira idade. Um ecocentro, com biblioteca e computadores, também poderá ser aproveitado pelos moradores e turistas.

O espaço tenta ser ecologicamente correto. “O parque é a solução ideal para dar um pulmão verde à Rocinha, com área de lazer e práticas de educação ambiental”, afirma Ícaro Moreno Júnior, presidente e diretor da Emop (Empresa de Obras Públicas), responsável pelo projeto.

Segundo Anderson Café, arquiteto da obra, nenhuma árvore teve que ser cortada por causa da construção. “Usamos madeiras plásticas recicladas e não houve corte de árvores. Estamos fazendo o replantio de áreas que estavam desmatadas”, explica o arquiteto.

Para a construção, 121 famílias tiveram que ser retiradas do local, segundo o governo do Estado, que também afirma que todas elas já foram indenizadas.  “Essas pessoas já estão morando em outros pontos da comunidade e, em contrapartida, ainda estão trabalhando na obra”, afirma Anderson.

Os cerca de 60 funcionários também utilizam materiais das próprias residências que foram demolidas para a construção do parque. Esta semana, o número de operários sobe para 80.

Fonte: Band

 

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s