Ambientalistas em rede registra ave com traços Pré-Históricos no Xingu

Nessa manhã de domingo, um membro da equipe do Ambientalistas em rede em excursão ao Xingu, conseguiu a imagem de uma “cigana”, a ave que possui traços evolutivos pré-históricos.

Foto: Ronaldo de Carvalho Augusto – Ambientalistas em rede

Conhecida no mundo científico como Opisthocomus hoazin, é uma das três espécies de aves que apresentam em suas asas garras parecidas às encontradas no dinossauro Archaeopteryx, fóssil que viveu na Alemanha há 145 milhões de anos, considerado o elo perdido entre répteis e aves.

Outras aves com essas características são o avestruz e o touraco (Touraco erythrolophus). No entanto, a Cigana vive da mesma forma que seu antigo parente: pula, voa e se lança pelos rios onde habita – razão suficiente para impulsar uma campanha de conservação dessa ave tão peculiar do corredor ribeirinho do Orinoco.

Foto: Carine06@Flickr

Foto: David Cook Wildlife Photography (kookr)@Flickr

Fonte: O Eco

Anúncios

4 Respostas para “Ambientalistas em rede registra ave com traços Pré-Históricos no Xingu

  1. Xingu sempre surpreendendo. Impressionante como um lugar relativamente pequeno se mostra tão grande ao guardar espécimes raros e que nos fazem, ao mesmo tempo, imaginar o nosso mundo de um ponto de vista evolutivo e refletir sobre o impacto que causamos nele. Gosto de imaginar, pelo menos por alguns instantes, como tudo seria se fossemos uma espécie realmente evoluída do ponto de vista espiritual, seria um mundo bastante verde, não haveriam barreiras, advogados, policia, seriamos seres com uma consciência coletiva e não só curiosidade. Ao meu ver o ser humano é apenas curioso, e dessa curiosidade cronica estudamos, descobrimos, inventamos, escravizamos, matamos, extinguimos e enquanto não percebermos isso vamos nos limitar a seres curiosos e nunca seremos os sempre intitulados “evoluídos”.

  2. Linda ave, é até meio parecida com o anu branco (Guira guira).
    Pena que foi encontrada no Xingu que agora é alvo da falsa “energia limpa”. Só o fato dessa espécie existir justifica a paralisação de todas as obras da hidrelétrica.

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s