Japão pode se transformar em potência solar

A energia nuclear, como se sabe, se encontra em situação precária no Japão, e agora o país começa a dar pasos para se transformar em uma potência em energia solar. A cidade de Minamisoma, na região de Fushima, assinou um acordo com a Toshiba para a construção do maior parque solar japonês. O acordo foi feito semanas depois de o governo ter introduzido subsídios para energia renovável – medida que pode levar a nação a ser um dos maiores mercados solares do mundo.

Partes de Minamisoma estão em um cinturão de 10 km em torno de Fukushima, e o solo lá foi contaminado por resíduos nucleares. Tanto ela quanto a vizinha Namie pediram o cancelamento de planos de construção de uma usina nuclear nas proximidades – embora Minamisona tenha recebido U$ 6.4 milhões nos últimos 25 anos por ter concordado inicialmente em receber a instalação.

Diversas municipalildades japonesas iniciaram projetos solares em meses recentes. Há planos de plantas de larga escala em Hokkaido e Kyushu, enquanto a SB Energy começou a operar no começo de julho duas delas, em Kyoto e Gunma.

Energia solar, eólica, de biomassa e geotérmica ainda respondem por apenas 1 por cento da capacidade de geração japonesa. Mas o país introduziu uma tarifa para encorajar investimentos. Concessionárias irão pagar a empresas de energia solar cerca de U$ 0.5 por kilowatt/hora – o triplo do preço padrão de eletricidade inustrial padrão. O dinheiro extra virá de um aumento nos preços de eletricidade.

Algumas estimativas sugerem que o Japão poderia pular a Itália e se tornar o segundo maior mercado solar, depois da Alemanha – embora grupos de empresas temam que isto irá retardar a recuperação econômica do país como resultado de preços de eletricidade mais altos, relata a New Scientist.

 

Foto: Sakaori/ Wikimedia Commons

Fonte: Planeta Sustentável

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s