Etiquetas do Inmetro vão indicar emissões de dióxido de carbono por carros

Em São Paulo a fumaça dos carros é problema de saúde pública. Segundo umapesquisa da USP, os paulistanos estão vivendo em média dois anos a menos por complicações causadas pela péssima qualidade do ar. São quatro mil mortes por ano.

“Os carros hoje representam a maior parte da poluição urbana. Ou seja, resolver oproblema das emissões dos veículos significa resolver a poluição das cidades onde vivem milhões de pessoas com efeitos na saúde importantes”, afirmou o pesquisador da USPPaulo Saldiva.

Quem compra um carro tem o poder de gerar mais ou menos poluição. Para isso, vale muito a informação que aparece nesta etiqueta. Ela informa quantos quilômetros se faz com um litro de álcool ou de gasolina, na estrada ou na cidade. Quanto mais próximo da letra “A”, mais eficiente é o carro. Menos poluição ele gera. E ainda sobra um dinheirinho no bolso.

Mas no meio de tantos atrativos, fica difícil prestar atenção no detalhe. Vale a pena reparar. Um carro popular mil cilindradas letra “A”, que ande 40 quilômetros por dia, consome até R$600 de combustível a menos que um carro do mesmo modelo, letra “E”. Em cinco anos, essa economia pode corresponder a 8% do valor do veículo.

Até o fim do ano, a etiqueta vai trazer mais uma informação importante: as emissões de dióxido de carbono, um gás altamente poluente que agrava o aquecimento global.

Para fazer a medição, pesquisadores do Inmetro vão colocar os carros para rodar em esteiras e simulam o desempenho na estrada e na cidade. Ao contrário de outros países como Estados Unidos e Japão, a etiquetagem de veículos no Brasil não é obrigatória.

Até o momento, as montadoras certificaram cento e cinco modelos diferentes de carros.

“É importante citar o crescimento desse programa, que em quatro anos cresceu em número de modelos 250%. O objetivo que nós queremos são carros melhores no mercado e mais economia no bolso das pessoas”, afirmou engenheiro do INMETRO Marco André Borges.

Autor: André Trigueiro   –   Fonte: Mercado Ético

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s