Manifestantes protestam contra a derrubada de árvores em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

Aconteceu ontem, dia 02/09/12, uma manifestação em Nova Iguaçu, RJ, onde cidadãos se voltaram contra a derrubada de 70 árvores em um trecho de cerca de 2,5km da Avenida Tancredo Neves. Por volta de 9h já havia pessoas se reunindo no ponto de encontro estabelecido no Facebook, mais um movimento iniciado pela internet. Manifestantes confeccionaram cartazes com frases do tipo: “Árvore é oxigênio”, “O homem é verde” e “Não destrua a natureza prefeita”, caminharam e fixaram cruzes simbolizando a morte das árvores de mais de 20 anos.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (CODENI), às árvores foram cortadas para que fosse construído um calçadão. Não é preciso fazer pesquisas aprofundadas para saber que as árvores melhoram a qualidade do ar, reduzem temperaturas e ainda fazem sombra para os dias de calor. O que é melhor, andar debaixo do sol quente ou da sombra de uma árvore?

O ato foi iniciado por Núbio Revoredo pela rede social Facebook, informando que “Representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente afirmam que não foram sequer informados sobre a intenção do corte dessas árvores”.

A manifestação contou com moradores do bairro de onde as árvores foram retiradas, representantes da ONG UBEM, professores e estudantes que chegaram a interromper o trânsito por alguns minutos acompanhados por triciclos e buzinasso. Dois representantes da prefeitura foram vistos perto do grupo de manifestantes também.

Devemos levar em consideração que a prefeitura fez um plantio de mudas no mesmo lugar de onde as antigas árvores foram retiradas. (Qual foi o propósito de tirar árvores adultas então?) Mas devemos também saber que isso só ocorreu depois da manifestação começar na internet. Rapidamente após a divulgação da data e horário que a manifestação aconteceria nas ruas, alguns troncos foram retirados e as mudas foram plantadas.

Em uma caminhada pelos 2,5km percebemos alguns fatos peculiares. 1º a terra utilizada para plantar as mudas é barro vermelho, impermeável e onde nem mato cresce; 2º onde a calçadão já começou a ser feito existem espaços reservados a supostas árvores, mas o mesmo espaço está coberto por cimento; 3º as árvores cortadas estavam a uma distância de mais de um metro da rede de transmissão de energia, as novas árvores estão exatamente embaixo dos fios elétricos. (ou vão ser cortadas quando crescer ou a light vai ter problemas no futuro)

Depois de pouco mais de uma hora do final da manifestação as cruzes já haviam sido retiradas. Talvez uma forma de autoritarismo da prefeitura onde não podemos ser contra a retirada de árvores?

 

Artigo escrito pelo colaborador Bruno S. Godoy, Biólogo e professor da rede pública do Rio de Janeiro

Fonte: http://www.jornalhoje.inf.br/baixada2.htm https://www.facebook.com/events/137556706388484/

Anúncios

Uma resposta para “Manifestantes protestam contra a derrubada de árvores em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro

  1. Quanta ignorância governamental, julgar que um calçadão é melhor do que árvores…vão morrer de calor!! Assassinato da natureza, inadmissível.

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s