Conhecendo as Ecovilas

Ecovilas são condomínios que buscam integrar vida cotidiana com o mínimo impacto ambiental e, nesse sentido, Ecocasas são as peças-chave para a construção de assentamentos mais sustentáveis. A dinâmica funcional das Ecovilas está baseada na descentralização das necessidades do condomínio através do estimulo há convivência social e trabalhos comunitários. A ideia é, de acordo com os princípios da permacultura, criar vilas autossuficientes, gerando trabalho, conforto, vida social, saúde, educação, e com o mínimo impacto ambiental.

Image

 

Esse sistema de habitação é considerado o paradigma da arquitetura do novo milênio, onde poderemos desenvolver nossas atividades normais consumindo menos energia elétrica, reciclando os dejetos, economizando água e reutilizando disponíveis no entorno com na bioconstrução.Em geral, os assentamentos possuem áreas verdes em sistema agroflorestal, que tanto servem para reflorestamento quanto para a preservação ambiental, para o lazer, como também para a produção de alimentos para os moradores.

Image

 

Ecovilas são comunidades intencionais baseadas em um modelo ecológico que focaliza a integração das questões culturais e socioeconômicas como parte de um processo de crescimento compartilhado. As Ecovilas existentes no mundo possuem, em geral, entre 20 e 3.000 pessoas, sendo normalmente gerenciadas por um conselho responsável pela gestão participativa e a tomada de decisões que permitam o desenvolvimento orgânico das atividades e projetos comunitários.

Muitas Ecovilas têm buscado a utilização de tecnologias modernas, a criação de novas tecnologias e a combinação com velhos conhecimentos.

A proposta da ENA (Rede de Ecovilas das Américas) consiste em:

  • Dar suporte e criar integridade , sustentabilidade e evolução de ecovilas nas América;
  • Facilitar a criação de novas ecovilas;
  • Favorecer e facilitar cooperação e diversas trocas entre ecovilas das América com outras ecovilas de outras partes do mundo;
  • Dar suporte a participantes do movimento de Ecovilas em seu crescimento pessoal e integridade profissional;
  • Explorar e criar formas de organizações inovadoras e sustentáveis;
  • Delegar representação de Ecovilas nos fóruns de discursos públicos, perante governos de suas respectivas nações e em conselhos internacionais;
  • Promover pesquisa , desenvolvimento e uso de tecnologia apropriada;
  • Encorajar a experiência, a compreensão e o conhecimento de caminhos para se viver em harmonia com todos e com a Terra.

E você, estaria disposto a trocar o seu estilo de vida?

Comente e compartilhe essa ideia!

Fonte:

 

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s