Conheça um grande artista plástico marinho, o Baiacu japonês!

O maravilhoso registro de formas e animais marinhos na costa japonesa tem sido o trabalho do fotógrafo Yoji Ookata. Nos últimos 50 anos, Ookata tem estudado as belezas do mar japonês e recentemente, durante um mergulho próximo a Amami Oshima, no extremo sul do país, o fotógrafo registro ondulações seguiam um padrão geométrico, formando o desenho de círculos perfeitos no fundo do mar.

Ookata descobriu que os círculos misteriosos de quase dois metros de diâmetro, a 24 metros abaixo do nível do mar, eram resultado do movimento de barbatana de um baiacu. Com o auxílio de uma equipe de filmagens subaquáticas, foi possível perceber que o peixinho nada incansavelmente, noite e dia, para construir suas “esculturas” na areia. E adivinhe o motivo…

Esse é mais um exemplo de comportamento estimulado pela seleção sexual, onde nesse caso, as fêmeas atraídas pelos desenhos procuram o autor das obras de arte. Os ovos são depositados no centro do círculo, e os sulcos, mais tarde, servem como tampão natural para proteger a prole.

Impressionante não?

Redação Ambientalistas em Rede

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s