Água: o novo petróleo dobra o risco de guerra civil em muitos países

Segundo o Banco Mundial, as guerras do século XXI serão travadas por causa da água. É nteressante ressaltar que esse é um problema que sempre assolou a humanidade, pois uma das primeiras guerras da história foi travada por causa dela, há 4.500 anos, entre duas cidades-estado à margem do rio Eufrates, região onde fica o atual Iraque.

Image

Tendo em vista que a quantidade de água potável presente na Terra não variou, e que estamos presenciado desde a revolução industrial uma explosão demográfica associada à urbanização desordenada, tornam a competição para o acesso à água está cada vez mais agressiva.

E o mais triste dessa realidade é que países podres são os mais atingidos. Por exemplo, a rica Austrália sofre como fenômeno do El Niño, mas a chance de haver uma guerra civil é nula. Em contrapartida, no Sudão a guerra civil que se iniciou em 1963 e matou mais de dois milhões de pessoas, floresceu no ano que o El Niño provocou severas secas, e recrudesceu em 1976, 1983 e novamente este ano.

Image

No ano 2000, em diversas partes do mundo, 1,2 bilhão de pessoas sofriam com a falta de água tratada e se nada por feito para mudar essa realidade, até 2025 esse número chegará a 3,4 bilhões. Temos que ficar em estado de alerta

No Brasil temos um grande manancial hídrico, mas será que não sofreremos com esse problema em breve? Será que já não sofremos com ele há tempos em algumas regiões do país?

Image

Redação Ambientalistas em Rede

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s