Ler, plantar e compartilhar: Conheça o projeto Semeando a leitura, idealizado por ambientalistas em rede

O projeto Semeando a leitura tem em seu conceito basicamente 3 itens, ler livros, plantar árvores e em seguida devolvê-los para que outras pessoas possam fazer o mesmo. A ideia surgiu em um programa de formação de consultores da ADIGO em Vinhedo, SP e foi realizada por uma das equipes em treinamento. Um dos membros dessa equipe é a Marcella Guimarães, que é psicóloga e seguidora fiel de nossa página, e foi quem nos enviou o material.

O Semeando a leitura funciona assim:

Livros falando sobre diversos assuntos são colocados em lugares públicos. Esses livros contém em seu interior uma semente de uma árvore nativa da região onde o livro está e uma mensagem contendo informações sobre a ação e sobre como e onde essa semente deve ser plantada. O leitor, por sua vez, planta a semente, aproveita a leitura e põe o livro em outro local ou no mesmo com a carta e uma nova semente para outra pessoa ler e plantar.

“Quem sabe um dia seus filhos e netos poderão ler um livro debaixo de uma confortável sombra com uma brisa leve batendo nas folhas…” diz parte da mensagem no interior do livro. A intenção é proporcionar uma experiência de leitura e de vida, além de conscientizar as pessoas sobre sua responsabilidade sócio-ambiental. “O livro é seu pelo tempo que quiser mas sugerimos que após a leitura, disponibilize-o em um local público da mesma forma que o encontrou, mantendo uma cópia dessa carta junto ao livro, acompanhado de uma semente de uma árvore que seja representativa na sua região ou na sua vida.”

Os responsáveis pela iniciativa tem a intenção de que a ação se torne cada vez mais comum e compartilhada por cada vez mais pessoas em cada vez mais regiões. Vivemos um período onde as iniciativas de pessoas “comuns” tem se tornado cada vez importantes e surpreendentes. Pequenas atitudes podem fazer grande diferença.

Os colaboradores do projeto são profissionais de diversas áreas e de várias partes do Brasil. Essas pessoas são: Otávio Bruno, Jorge Aguiar, Francisca Adalgiza, Ricardo Barcellos, Patricia Lombardi, Eleonora Cardoso e Marcella Guimarães, e possuem um e-mail para o envio de opiniões, sugestões ou simplesmente experiências com a leitura e com o plantio. O e-mail para contato é: semeandoaleitura@gmail.com. ” A mudança começa em cada um de nós. Faça sua parte! A natureza e a cultura agradecem.”

Redação Ambientalistas em rede

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s