Bike Rio acelera e alcança 1 milhão de viagens

O Bike Rio, projeto de aluguel de bicicletas desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o banco Itaú, caiu no gosto dos cariocas. Em menos de um ano de existência, o plano deu certo, atingindo a marca de um milhão de viagens.

O programa conta com 580 bicicletas disponíveis em 58 estações espalhadas por 16 bairros da capital fluminense, e possui mais de cem mil usuários cadastrados, que podem optar pela mensalidade de R$ 10, ou pagar R$ 5 pela diária.

Image

A adesão dos cariocas ao Bike Rio fica explícita não só pelo alto número de viagens, mas também pelo baixo número de furtos – desde a implantação do projeto, menos de dez bicicletas foram extraviadas. No entanto, a ausência de ciclovias na cidade é o maior obstáculo para que o programa seja ampliado: atualmente, o Rio de Janeiro possui cerca de 300 km de ciclovias.

Outro desafio é vencer a demanda dos cariocas pelas bicicletas. Por isso, nem sempre é fácil encontrá-las nos horários de pico (das 7h às 10h e das 17h às 20h) e nos pontos mais procurados: Rua Santa Clara (Copacabana), Praça General Osório (Ipanema) e Praça Quinze (Centro).

Para o uso mensal, é necessário se cadastrar através do Bike Rio. Entretanto, para alugar uma bicicleta por um dia, o cadastro não é necessário. As estações são gerenciadas por computador e alimentadas por energia solar. O ciclista pode liberar sua bike não só presencialmente, mas também por meio de aplicativos disponíveis para Android, iPhone e outros sistemas WAP.

As “laranjinhas”, como são popularmente chamadas, foram inspiradas no Vélib, sistema de aluguel de bikes implantado em Paris. Na capital paulista, o programa chegou em maio desse ano, com 30 estações e 300 bicicletas disponíveis. Até 2014, a estimativa é de três mil bikes espalhadas por todas as regiões de São Paulo.

Fonte: ciclovivo

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s