Camarão Mantis: super visão que enxerga cores que nem conhecemos

O camarão mantis, Gonodactylus smithii, tem os olhos mais complexos do reino animal e é capaz de ver cores invisíveis a outros bichos, desde o ultravioleta até o infravermelho, inclusive variações não conhecidas no espectro da luz. O anúncio foi feito por cientistas suíços e australianos.

Segundo a Reuters, o animal, apelidado “separador de dedões”, por suas potentes garras, enxerga o mundo em até 12 cores primárias, quatro vezes a capacidade de visão humana. E pode medir até seis tipos diferentes de polarização de luz – a polarização é a direção da oscilação em ondas de luz.

Os cientistas não sabem exatamente porque o Gonodactylus smithii precisa dessa hipervisão, mas suspeitam que ela esteja relacionada a alimentação e reprodução.

“Alguns dos animais que eles gostam de comer são transparentes e difíceis de ver na água marinha, a não ser que eles estejam carregados de açúcares polarizantes. Eu suspeito que para esses camarões, eles são iluminados como árvores de Natal”, disse Andrew White, da Universidade de Queensland.

Além disso, os camarões provavelmente usam pequenas variações em cores e polarização para trocar sinais sexuais entre fêmeas e machos, segundo os pesquisadores. A pesquisa foi detalhada na revista PLoS ONE.

Fonte: Terra

Anúncios

3 Respostas para “Camarão Mantis: super visão que enxerga cores que nem conhecemos

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s