“Carbono Verde: Comércio Negro”. Relatório da ONU afirma que a extração ilegal de madeira tem até hackers envolvidos

A Organização das Nações Unidas apresentou um relatório através do PNUMA com parceria da Interpol que aponta que existem mais de 30 maneiras de extração e lavagem de madeira ilegal em várias partes do mundo.

Image

 

O estudo ainda mostra que entre 50% e 90% da exploração madeireira nos países tropicais da Bacia Amazônica, África Central e Sudeste da Ásia é realizada pelo crime organizado.

O panorama global é desastroso. Segundo o relatório, cerca de relatório 30% de todo o comércio madeira é proveniente de extração ilegal e o valor comercializado corresponde a até US$100 bilhões por ano.
De acordo com a Interpol, essa prática potencializa a ação de crimes contra os habitantes das florestas indígenas e de comunidades rurais. No relatório são citadas práticas de atrocidades cometidas na Indonésia, na República Democrática do Congo e em Uganda.

No Brasil, as autoridades descobriram que essas organizações criminosas tinham até hackers trabalhando para os cartéis de madeira ilegal no estado do Pará. Esses tiveram acesso a licenças de corte e transporte de madeira, o que permitiu o roubo de cerca de 1,7 milhões de metros cúbicos de floresta.

No ano de 2009, um procurador federal investigou a fraude e descobriu cerca de 3 mil empresas do setor madeireiro envolvidas no esquema. Essas declaravam que a madeira ilegal era “eco-certificada”, possibilitando, assim, a exportação para os EUA, Europa e Ásia.

 

Image

Fonte: Planeta Sustentável

Redação Ambientalistas em Rede

Anúncios

2 Respostas para ““Carbono Verde: Comércio Negro”. Relatório da ONU afirma que a extração ilegal de madeira tem até hackers envolvidos

  1. Pingback: “Carbono Verde: Comércio Negro”. Relatório da ONU afirma que a extração ilegal de madeira tem até hackers envolvidos « natureza em perigo·

  2. Isso é uma absurdo, é inadmissível que nosso Brasil esteja desse jeito. Sei que existem inúmeros trabalhadores que dependem dessa renda ilegal para sobreviver, porém, os que mais ganham não precisam de nada, só querem mais e mais!!!! A corrupção começa dentro de nossas casas e vai até a estância mais alta financeiramente falando!!! Parem para pensar que, se alguém sair prezo nessa história toda, vais ser o menos desfavorecido “pobre”. Conscientização Ambiental não significa “se amarrar em uma árvore” como diz minhas amigas rsrsrs. Mas sim pensar que o pouco que você faz para preservar pode ser muito para quem ainda não usufruiu da nossa belíssima flora e fauna.

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s