863 índios morrem… E quase ninguém viu

Nas últimas semanas, além do futebol de sempre, dois assuntos ocuparam as manchetes: o julgamento do chamado “mensalão” e, em São Paulo, o programa de combate a homofobia, grotescamente apelidado de “Kit Gay”. Quase nenhuma importância se deu a uma espécie de testamento de uma tribo indígena. Tribo com 43 mil sobreviventes.

A justiça federal decretou a expulsão de 170 índios na terra em que vivem atualmente. Isso no município de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, à margem do Rio Hovy. Isso diante de silêncio quase absoluto da chamada Grande Mídia. (Eliane Brum trata do assunto no site da revista Época). Há duas semanas, numa dramática carta-testamento, os Kaiowá-Guarani informaram:
-Não temos e nem teremos perspectiva de vida digna e justa tanto aqui, na margem do rio, quanto longe daqui. Concluímos que vamos morrer todos. Estamos sem assistência, isolados, cercados de pistoleiros, e resistimos até hoje. Comemos uma vez por dia.

Em sua carta-testamento os Kaiowá/Guarani rogam:
– Pedimos ao Governo e à Justiça Federal para não decretar a ordem de despejo/expulsão, mas decretar nossa morte coletiva e enterrar nós todos aqui. Pedimos para decretar nossa extinção/dizimação total, além de enviar vários tratores para cavar um grande buraco para jogar e enterrar nossos corpos. Este é o nosso pedido aos juízes federais.

Diante dessa história dantesca, a vice-procuradora Geral da República, Déborah Duprat, disse: “A reserva de Dourados é talvez a maior tragédia conhecida da questão indígena em todo o mundo”.

Em setembro de 1999 estive por uma semana na reserva Kaiowá/Guarani, em Dourados. Estive porque ali já acontecia a tragédia. Tragédia diante do silêncio quase absoluto. Tragédia que se ampliou, assim como o silêncio. Entre 1986 e setembro de 1999, 308 índios haviam se suicidado. Índios com idade variando dos 12 aos 24 anos.

Suicídios quase sempre por enforcamento, ou veneno. Suicídios por viverem confinados em reservas cada vez menores, cercados por pistoleiros ou fazendeiros que agiam, e agem, como se pistoleiros fossem. Suicídio porque viver como mendigo ou prostituta é quase o caminho único para quem deixa as reservas.

Italianos e um brasileiro fizeram um filme-denúncia sobre a tragédia. No Brasil, silêncio quase absoluto: Porque Dourados, Mato Grosso, índios… isso está muito longe. Isso não dá Ibope, não dá manchete. Segundo o Conselho Indigenista Missionário, o índice de assassinatos na Reserva de Dourados é de 145 habitantes para cada 100 mil. No Iraque, esse índice é de 93 pessoas em cada 100 mil.

Desde 1999, quando estive em Dourados com o fotógrafo Luciano Andrade, outros 555 jovens Kaiowá/Guarani se suicidaram no Mato Grosso do Sul. Sob aterrador e quase absoluto silêncio. Silêncio dos governos e da Mídia. Um silêncio cúmplice dessa tragédia.

Anúncios

16 Respostas para “863 índios morrem… E quase ninguém viu

  1. Absurdo que isso ainda aconteça . E o pior com total desrespeito e silencio por parte das autoridades e da mídia….Nao podemos conviver com essa barbaridade.

  2. É um absurdo existir esse tipo de brutalidade nos dias de hoje. Os fazendeiros deveriam ser investigados e punidos de alguma forma exemplar. Não estamos em uma terra sem lei. A diversão desses hipócritas deve ser matar os “pele-vermelha” sob o preceito de defesa territorial. Onde está a FUNAI?

  3. Pingback: 863 índios se suicidam… E quase ninguém viu | Arwen Releituras·

  4. É desprezível, inaceitável que isso ainda aconteça. E o pior que fico indignada o silêncio por parte das autoridades e da mídia….Cadê a FUNAI ? Isso é omissão e dá cadeia….Cadê vocês governantes? Onde estão os responsáveis? Agora sumiu tudo, pois estamos vivendo num país sem punições…Se falta funcionários para tomar providências, então abrem concursos para trabalhar nos setores que mais precisam, pois têm muita gente boa de serviço esperando oportunidades!…É nessas horas que fico pensando, se fosse gente da “alta classe social”, já teria tomado devidas providências!.. ISSO É UMA VERGONHA!….Professora: Rosângela Sandra de Andrade (Bióloga).

  5. Isso acontece por que o povo ainda não sabe escolher seus governantes e abrir a boca e dezer o que sente sobre o descontentamento do seu eu, quando acontecer isso tudo eles mesmo vão se suicidarem

  6. Isso é revoltante… Cadê a presidenta Dilma, Comissão de Direitos HUmanos? Cadê, Cadê??? ONU cadê vocês????

    NOsso índios foram exterminados em nosso país, em 1500 quase todo território brasileiro eram indígenas e hoje temos apenas algumas reservas e nenhum governante se posiciona abertamente sobre o assunto. E agora vamos perder tantos índios e não vamos fazer nada?

  7. fui funcionario da FNAI dirante 5 anos 2 anos lotado na quinta Ispetori em Campo Grande MS onde o meu finado pai Helio Jorgr Bucker era o chefe desta Inspetoria foran inumera denuncia que fisemos a respeito desta situação e as autridades nada fiseram,na epoca chegamos a sugerir a transferencia dos indios remanecentes para outra reserva que ficasse mais linge posivel da cidade; hoje a reserva fica praticamente dentro do perimetro urbano da cidade de Doirados; a pratica do suisidio dses indios se por motivo do homem branco tira-lhes todos os seus habitos, costumes, crença, religião etc. com isto eles se tonaram um paria da sociedade, se embreando no vicio da cachaça, e prostituiçao, au verem os seus irmãos brancos morando em belas casa com belos carros roupasetc. e eles num total abandono morando em casas de palha, e vivendo em total estado de degradação total, um povo que outrora eram respeitados e tratados como rei pelas outras tribos, chegando ate mesno a partisiparem da grerra do Paraguai ajudando na isoulsão dos mesmos do territorio Brasileiro

  8. Não acho palavras para explicar a tristeza e a vergonha que sinto por ser brasileira e por não poder fazer muita coisa a respeito desse absurdo!
    Cade nossa presidenta? Os governantes? Cade a FUNAI???? ONU?? Comissão dos Direitos Humanos??
    Isso é a prova lamentável que a cada dia que passa … vivemos mais um país sem leis, sem impunidades, sem respeito a nossa cultura, a nossa origem!!!!!

  9. É preciso averiguar a quem isso interessa de fato; fazendeiros, construtores, governo de MT entre outros e até que ponto isso está ligado a Brasilia. Cadê o Ministério público será que isso não chegou até eles ?? é assistindo e observando isso é que vemos o quão frágil é nossa democracia ou seria democratura ! Bem diz alguns historiadores o país tem dono e vendo isso a gente sabe quem eles são! INFELIZMENTE.

  10. Infelismente os injustos tomam conta do Brasil, ser honesto e viver dignamente esta fora de moda no pais, não se respeita mais nada nem niguem, pobre democracia estalada no Brasil

  11. Bizarro mesmo é toda a indiferença ao redor. Afinal no que pode interessar o suicidio coletivos de seres tão indolentes, como nossa cultura costuma rotular os indios? São indolentes por terem uma crença tão firme, uma fé intrínseca, de que essa vida não é a única e que, portanto, não vale realmente a pena se subjugar a trabalhos forçados, impostos por outrem, à escravidão? E é por essa fé que avaliam que a vida só vale a pena ser vivida se puder ser no seio do paraíso terrestre que Deus os pôs, com a liberdade e a falta de pretenção que só corações livres, puros, têm! Não precisaria ser 863… imagine o suicidio coletivo de 10 aplicadores da bolsa, de 20 pessoas da classe média, de 100 moradores de favela, de 5 integrantes das maiores fortunas mundiais… as manchetes que não dariam! Não é um sucídio por bancarrota, por dívidas excessivas feitas por se gastar mais do que se ganha… por desejo de consumo, por sonhos de grandeza não realizados, por stress nem por depressões da vida moderna… é pela impossibilidade IMPOSTA de se viver pura e simplesmente, quase do mesmo jeito em que veio ao mundo, crendo que na casa do Pai há outras tantas moradas!

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s