Prefeito do RJ altera parâmetros ambientais para setor privado construir campo de golfe na Barra da Tijuca

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes encaminhou à Câmara dos Vereadores um projeto de lei que muda parâmetros ambientais e urbanísticos do bairro da Barra da Tijuca a fim de viabilizar a construção do campo de golfe dos Jogos Olímpicos de 2016.
Image
O novo pacote olímpico transforma em não edificáveis todos os lotes da Área de Preservação Ambiental (APA) de Marapendi voltados para a Praia da Reserva. Hoje de propriedade particular, eles seriam transformados num grande parque público à beira-mar. Até aí tudo bem, mas em troca dessa ação o prefeito realiza a manobra de liberar uma área de 58 mil metros quadrados deste terreno para a iniciativa privada construir um campo de golfe de dimensões olímpicas. O campo de golfe será construído às margens da Avenida das Américas, área com uma das maiores especulações imobiliárias do Brasil. É importante ressaltar que essa APA é uma área intocável por estar em Zona de Conservação da Vida Silvestre (ZCVS) para protegerem a fauna e flora da região.
Image

Legislação da área já sofreu alterações

Caso a proposta do prefeito para a APA de Marapendi seja aprovada, não seria a primeira alteração na legislação da área. Em 2005, em votação relâmpago, a Câmara dos Vereadores aprovou, num projeto criado pelas comissões da casa, a retirada, da APA de Marapendi, de um terreno vizinho ao condomínio Alfa Barra. A prefeitura chegou a questionar a constitucionalidade da lei, mas perdeu. Nas mudanças, também foi autorizado que se passasse a construir o dobro do que era permitido na APA de Marapendi. Em parte desse terreno está sendo erguido hoje um resort da rede Hyatt. Anexo ao hotel, estão projetados dois edifícios residenciais com suítes voltadas para a praia e a Lagoa de Marapendi.


Fonte: O globo

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s