Black Friday x Dia sem comprar: Consumir ou não consumir?

O Black friday é um evento que acontece nessa sexta feira, 23 de novembro e reune promoções de diversos produtos e marcas, onde a intenção é fazer os consumidores comprarem por preços diferenciados e em grande quantidade. Empresas no mundo todo se mobilizam para preparar campanhas e promoções para promover esse grande dia de consumo.

Em contra partida, o dia sem comprar é um evento promovido por entidades como Idec, Instituto Alana e Instituto Akatu, que ocorre no próximo sábado, dia 24 de novembro, logo após o Black Friday. A proposta do projeto é levantar a questão: Você consegue passar um dia inteiro sem comprar? A campanha é reconhecida no mundo inteiro e mobiliza uma quantidade grande de pessoas. “A gente sabe que vive numa sociedade de consumo (…) mas a ideia desse dia é desafiar a si próprio, a sua família e seus amigos a se desligarem do consumismo e se conectarem com a vida”, diz o texto de divulgação da campanha no Facebook.

De quantos planetas precisamos?

A humanidade já consome 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Esta situação já é refletida, por exemplo, no acesso irregular à água de boa qualidade em várias partes do mundo, na poluição dos grandes centros urbanos e no aquecimento global.

Não é preciso dizer que esta situação pode dificultar a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de consumo para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as conseqüências positivas deste ato não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza. O consumidor consciente também busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.

O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia, por meio de gestos simples que levem em conta os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, ou pela escolha das empresas da qual comprar, em função de seu compromisso com o desenvolvimento sócio-ambiental. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Pratique o consumo consciente e estimule sua família e amigos a fazer o mesmo.

E você, vai fazer o que nesses dois dias?

Redação Ambientalistas em rede

Fonte: Instituto AKA

Anúncios

2 Respostas para “Black Friday x Dia sem comprar: Consumir ou não consumir?

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s