Organismos encontrados na Antártida podem revelar “mistério” da vida alienígena

Pesquisadores fizeram recentemente uma descoberta que pode dar respostas a uma das dúvidas mais antigas do ser humano: Existe vida fora da Terra? Cientistas encontraram microorganismos que habitam um lago com condições de vida extremas na Antárdida.

O estudo traz indícios de que pode haver vida em luas congeladas no Sistema Solar. Os pequenos seres conseguem sobreviver em condições de alta salinidade e temperaturas abaixo de zero e estão isolados do resto do mundo há mais de 2.800 anos, afirmam os cientistas.

A pesquisa foi publicada na revista científica PNAS e abre um novo horizonte para a concepção de como a vida pode estar apoiada na Terra e em outros mundos frios do universo. Um desses mundos, pode ser a Lua Europa, no planeta Júpiter, que é o local que, segundo os cientistas, pode oferecer condições para o desenvolvimento desse tipo de vida.

O Lago Vida, nos vales secos de McMurdo, na Antártida, é ácido, não possui oxigênio, além de ser congelado e possuir o nível mais alto de óxido nitroso do mundo.

Visitas realizadas em campo em 2005 e 2010 obtiveram ótimos resultados devido ao trabalho de perfuração que retirou gelo do lago e coletou amostras do líquido 6 vezes mais salgado do que a água do mar e tem grande potencial para hospedar organismos vivos, que podem ter como sua fonte de energia o hidrogênio que os alimenta no lago.


Redação Ambientalistas em rede

Com informações em Estadão

 

 

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s