Ambientalistas em Rede: Ensinando a economizar, por Patricia França

Toda vez que pensamos em economizar energia, a primeira coisa que vem a nossa mente é apagar a luz. Também pensamos na televisão, computador, eletrodomésticos ou “luzinhas” em “stand by”. O banho demorado também é um motivo de preocupação, tanto em relação à economia de energia, quanto à economia de água. Quando pensamos em economizar água o que vem primeiramente em nossa mente é fechar a torneira, pensamos no banho demorado, na hora que escovamos dente, a descarga do vaso sanitário, lavar loucas e roupas, e tudo que gasta água.

x

Hoje quero alertar vocês sobre a economia de energia e água. Tudo que falei acima é realmente gasto de energia e água e devemos tomar muito cuidado, pois pequenas mudanças de atitude poderão fazer realmente uma grande diferença na economia mundial destes recursos.

Agora gostaria de falar das formas indiretas de gasto de água e energia.

Você já parou para pensar, que tudo que consumimos, gasta água e energia? Desde o alimento, roupas, moradia, brinquedos, eletrodomésticos, carros, exploração de minérios, etc…. Ou seja, quando consumimos também gastamos água e energia.

xx

A consciência no consumo é muito importante. Muitos falam e tem razão sobre o consumo consciente, mas outro dia fui levada a rever esse conceito e mudar as palavras de lugar, pois a consciência tem que vir antes do consumo. Se pensarmos com responsabilidade ambiental antes de consumir, realmente, faremos grande diferença quando optarmos em comprar alguma coisa. Os 5 R´s, tem realmente que ser levado em consideração. Até mesmo na hora de reciclar gastamos com água e energia, e por isso mesmo a reciclagem é o último R.

Vamos agora entender o que são os 5´Rs e porque eles estão diretamente ligados a economia de energia e água.

1 – Recusar

quando não nos deixamos levar pelo impulso da compra e recusamos produtos que agridam a natureza, ou que realmente não precisamos, estamos economizando água e energia de forma indireta;

 2 – Repensar

quando revemos nossos valores em relação ao consumo, ou seja, temos que consumir para viver e não viver para consumir, também estamos de forma indireta economizando energia e água;

3 – Reduzir,

quando reduzimos significativamente o nosso consumo e compramos o que realmente é importante, estamos diretamente economizando água e energia. Assim, iremos influenciar a produção de produtos e neste momento diminuiremos a cadeia  produtiva e o lixo gerado pelo desgaste deste produto.

4 – Reutilizar,

quando usamos o mesmo produto, várias vezes ou adaptamos a função dele para outras necessidades, diminuímos também a exploração de recursos naturais para a produção de novos produtos. Em conseqüência economizamos água e energia, além de muitos outros produtos;

5- Reciclar

quando diminuímos o volume de lixo, mesmo sendo reciclável, diminuímos também o consumo de água e energia, pois qualquer processo de produção, mesmo sendo de produtos recicláveis, gastam água e energia.

xxx

Portanto, a consciência no consumo é a melhor forma de economizar ENERGIA, ÁGUA E RECURSOS NATURAIS.

Pense nisto, mude atitudes na hora de consumir, pois somente juntos salvaremos nosso planeta.

Foto.Patricia

Patrícia França

Formada em Administração (PUC/MG) e Pós-graduada em Gestão estratégica de RH(ITOP/TO). É colunista de Educação Ambiental do Ambientalistas em Rede e autora do livro A turma do bebê eco no combate ao aquecimento global, além de idealizadora do projeto de educação ambiental Projeto Bebê Eco.

Anúncios

2 Respostas para “Ambientalistas em Rede: Ensinando a economizar, por Patricia França

  1. Oi Patricia! Quando estou reciclando as embalagens de leite por ex., sempre falo isto, puxa como seria bom se o leite viesse em uma embalagem retornável e fico pensando o quanto gasto com água lavando todas as embalagens, claro que não irei parar de fazer isto, mas o Problema é que as pessoas pensam nas coisas que as beneficiam. É muito complicado, porque é um problema de princípios nos mais puro sentido da palavra.
    Parabéns pela iniciativa. Bjs

  2. Meu comentário é apenas uma idéia para Raique reduzir o gasto com a água para a higienizacão de recipientes como caixas de leite por exemplo… Eu faço a limpeza destes recipientes com a água que a água da máquina de lavar roupas dispensa, que também uso pra outros fins. Assim não há desperdício com água limpa.

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s