Educação Ambiental, porque é tão importante? Por Patricia França

O nosso planeta Terra, esta a beira de esgotar seus recursos naturais. Consumimos de forma inadequada e exagerada, jogamos nossos lixos “fora” de maneira incorreta, degradamos nossas florestas, poluímos nossos rios e mares.

As gerações são incentivadas a consumir cada vez mais. A maioria das ”coisas” consumidas ficam obsoletas em uma velocidade incrível, e o lixo gerado por essas ”coisas” ficarão em nosso planeta por séculos. O ter é mais importante que o ser.

Até quando o planeta vai agüentar? Como vamos mudar essa situação? O que vamos fazer para reverter esse processo de destruição?

Não sei a resposta, nem sei se é possível, mas acredito que um dos caminhos é a educação ambiental.

VALORESDAEDUCACAOAMBIENTAL

Só podemos respeitar e amar o que conhecemos, e temos que ter o conhecimento profundo do assunto para entendermos as conseqüências dos nossos atos.

Se as crianças aprenderem desde cedo a respeitar o planeta, elas irão pensar diferente das gerações que o destroem por causa de prazeres momentâneos. O inicio da solução está na educação das crianças que herdarão o planeta terra destruído pelas gerações anteriores.

As crianças, os adolescentes, os jovens e jovens adultos, terão que saber realmente a verdade desta destruição e quais serão as conseqüências para o futuro do planeta.

Aprendendo de forma diferente, com certeza farão diferente, reinventarão formas de consumir, buscarão a solução.

Mas para que isso aconteça o assunto tem que ser discutido, de forma aberta, séria e constantemente. Essa nova geração precisa saber o que foi feito no passado para destruir o planeta, para que no futuro façam diferente. Mas esse assunto não pode ser discutido de forma superficial ou somente de forma transversal, ele deve ser discutido a fundo, questões polêmicas devem ser levantadas. Soluções buscadas, pois a vida do ser humano esta em jogo. As pessoas estão brincando com a natureza. Mas infelizmente a natureza não perdoa.

Se as pessoas aprenderem a pensar e questionar sobre questões ambientais, com certeza buscarão fazer diferente, tornando o planeta sustentável para as próximas gerações.

Vamos lutar pela educação ambiental em toda a sociedade, independente de classe social, idade, credo, cor ou nacionalidade. Somos todos habitantes do planeta Terra.

Somente juntos salvaremos nosso planeta.

Foto.Patricia

 

 

 

Patricia França

Formada em Administração (PUC/MG) e Pós-graduada em Gestão estratégica de RH(ITOP/TO). É colunista de Educação Ambiental do Ambientalistas em Rede e autora do livro A turma do bebê eco no combate ao aquecimento global, além deidealizadora do projeto de educação ambiental Projeto Bebê Eco.

Anúncios

Uma resposta para “Educação Ambiental, porque é tão importante? Por Patricia França

  1. Concordo plenamente. Educação ambiental precisa começar nas escolas e continuar em casa. A nova geração precisa ter conhecimento de geração de resíduos principalmente, consumismo exarcebado, e por livre arbítrio ser um gerador de idéias para colaborar com projetos de minimização de impactos ambientais começando com sua própria conscientização. Afinal de contas, o Planeta pertence a todos, mas a futura geração precisa usufruir do que tem melhor no Planeta.

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s