A polêmica sobre a Educação Ambiental, por Patrícia França

A educação ambiental é um tema que gera um pouco de polêmica. Uns acreditam que deve ser aplicada nas escolas de forma transversal, outros acreditam que deve ser matéria específica. Devemos mesmo questionar a educação ambiental no ensino regular.

every-day-save-environment

Eu acredito que deve ser implantada das duas formas, matéria específica, para abordar temas ambientais profundamente e transversal para incluir o tema em todas as matérias, pois o meio ambiente faz parte de nossas vidas. Estamos todos dentro do mesmo planeta e temos que cuidar dele. Sou administradora, mas comecei a me preocupar com a educação ambiental e me dedicar exclusivamente a esse tema após o nascimento do meu segundo filho, em 2008. Resolvi que faria a minha parte para buscar um planeta mais sustentável para as próximas gerações.

Toda a base do Projeto Bebê Eco que sou idealizadora é a sensibilização para a mudança individual. Quando tomei conhecimento dos efeitos do aquecimento global, fiquei pensando o que poderia fazer para mudar essa situação.

Parece prepotência pensar que minha simples mudança poderia mudar o futuro do planeta, mas desde o inicio acreditei que tudo tem que partir primeiro da mudança de comportamento individual. Mudando as minhas atitudes em relação ao planeta, eu poderia influenciar a  mudança das pessoas próximas a mim, meus filhos, marido, familiares, vizinhos, comunidade acadêmica , município, estado, pais e por fim o mundo.

images

 

Decidi então escrever livros para crianças, pois educando crianças realmente mudamos as gerações seguintes. Como mãe via que muitas ações eram tomadas a favor do planeta nas escolas, mas necessariamente não chegavam aos pais essa sensibilização ambiental. Então resolvi unir o tripé criança, família e comunidade. Acredito que as crianças podem influenciar a mudança de hábito dos pais e familiares. Porém, sozinhos não conseguem tal feito, por isso busco sensibilizar os professores e familiares através de palestras.

Não é uma tarefa fácil, mudar comportamentos, mas quero começar falando de educação ambiental, sugerindo a mudança interior…

Se cada um fizer a sua parte com certeza teremos um planeta mais sustentável para as próximas gerações. Afinal de contas somos 7 bilhões de habitantes e toda a ação multiplicada por esse numero com certeza faz toda a diferença.

Agora faço um desafio a cada leitor, falo como mãe. Eu daria a minha vida para salvar o meu filho hoje. Por isso luto por um planeta melhor para as próximas gerações.

A minha pergunta final é: Você daria a sua vida para salvar seu filho?

Então quais as pequenas mudanças de atitude em relação ao planeta você esta fazendo hoje, para garantir a qualidade de vida para seu filho no futuro?

A educação começa dentro de casa, temos realmente que ser exemplos.

Foto.Patricia

Patrícia França

Formada em Administração (PUC/MG) e Pós-graduada em Gestão estratégica de RH(ITOP/TO). É colunista de Educação Ambiental do Ambientalistas em Rede e autora do livro A turma do bebê eco no combate ao aquecimento global, além de idealizadora do projeto de educação ambiental Projeto Bebê Eco.

2 Respostas para “A polêmica sobre a Educação Ambiental, por Patrícia França

  1. como diz o AL GORE se um sapo pular para uma panela de água quente imediantamente ele pula para fora, mais se o sapo estiver na mesma panela é água começar a aquecer ele permanecerá lá até morrer . Na verdade temos que salvar o sapo antes que ele mora mamágua

Sua opinião é muito importante para nós.

