População de coelho minúsculo pode sumir

840b7bdbc9a8d4c04982eddd2dacf012

O U.S. Fish and Wildlife Service – órgão de proteção da vida selvagem nos Estados Unidos – afirma que nos últimos cinco anos as ameaças à população de coelhos pigmeus (Brachylagus idahoensis) da bacia do Colúmbia aumentaram, o que eleva ainda mais o risco de desaparecimento da espécie, que já era considerada ameaçada de extinção, na região. As informações são da agência AP.

Em sua página na internet, o jornal Seattle Times afirma que um dos principais problemas, curiosamente, é que essa espécie de coelho selvagem não está se reproduzindo o suficiente. A espécie pode ser encontrada em outras regiões do país, mas a população de coelhos pigmeus da bacia do Colúmbia é considerada geneticamente única, já que está isolada das demais há 10 mil anos. Por outro lado, não se registram animais na natureza desde 2004.

Os especialistas já tentaram usar métodos para cruzar as populações que vivem em cativeiro, como inseminação artificial e medicamentos parecidos com o Viagra, mas os esforços não deram resultados. O cruzamento tradicional também mostra dificuldades, já que as fêmeas são agressivas e não toleram muito a presença do macho e podem até agredí-lo.

938d75ea74dacd56c5e1bcc355021369

Mesmo quando a reprodução dá certo, muitos filhotes morrem por causa de doenças transmitidas pelo solo onde os coelhos cavam e fazem seus ninhos. Em 2007, foi tentada a introdução de 20 animais que viviam em cativeiro em uma região selvagem da bacia do Colúmbia, mas eles rapidamente morreram em ataques de predadores.

Em outros Estados, a espécie não é considerada ameaçada pelas autoridades americana – apesar de aparecer na Lista Vermelha da Organização Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) e do protesto de alguns ambientalistas.

Segundo o órgão americano, o coelho pigmeu é herbívoro, pode medir de 23 cm a 29,5 cm, viver de 3 a 5 anos. Pode ser encontrado apenas nos Estados Unidos, em áreas de vegetação rasteira e densa em partes dos Estados da Califórnia, Oregon, Nevada, Idaho, Montana, Wyoming, Utah e Washington.

Columbia_Basin_Pygmy_Rabbit[1]

Fonte: Terra

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s