Simplificando a separação do lixo reciclável, por Patricia França

Todos sabem da importância de se separar o lixo para a coleta seletiva, mas a maioria não o faz. No Brasil o total de lixo reciclado não chega a 11%.

Os lixões estão lotados. Os aterros sanitários teriam uma vida útil muito maior se o lixo fosse separado adequadamente, entre lixo reciclável e lixo “comum”. Além de ser bom para o planeta, o lixo reciclável é fonte de renda para muitas famílias. Muitos problemas são causados pelo lixo jogado na rua indevidamente.

Em época de chuva o lixo entope bueiros o que causa inúmeras enchentes. Além do mais, o lixo acumulado no leito dos rios causa assoreamento, motivo também de grandes catástrofes. Se o lixo reciclável for realmente aproveitado de forma correta, economizaremos recursos naturais e haverá diminuição de resíduos sólidos de forma considerável.

1

 

A reciclagem ajuda a solucionar o problema do acúmulo de lixo, porém ela é parte da solução. Devemos ter inicialmente a consciência no consumo. Para diminuir consideravelmente o lixo gerado diariamente no planeta.

Mas falando em reciclagem, o que devemos fazer? É simples, devemos separar o lixo para a coleta seletiva.

Mas como?

Muitas pessoas não têm paciência nem local para armazenar por cores o lixo a ser reciclado. O que posso dizer a vocês é que fazer a separação do lixo é mais fácil do que se imagina. Devemos separar o lixo SECO do lixo MOLHADO, ou seja, garrafa pet, plástico de vários tipos, embalagens plásticas, papéis, cadernos, livros, jornal, vidro, latas alumínio, caixa de leite etc., são lixos secos. Esses lixos com exceção do papel devem ser lavados e se possível amassado para diminuir o volume.

O Lixo molhado, que são restos de comida, casca de fruta e legumes, pó de café, pode ser usado para a compostagem, que serve de adubo para hortas caseiras, por exemplo, ou enviado para a coleta comum.

O lixo do banheiro não pode ser misturado nunca ao lixo reciclável nem o lixo “compostavel”, pois o mesmo é considerado lixo contaminado, esse deve ser encaminhado para a coleta comum em uma sacola separada.

O lixo reciclável não pode ter contato com resto de comida, um simples cafezinho pode inutilizar um papel que poderia ser reciclado. A separação é simples basta ter um pouco de cuidado. O papel deve estar seco, só isso, não precisa preocupar em dobrar ou qualquer outro cuidado, só precisa estar seco e limpo.

2

A simples separação do lixo reciclável, do lixo “compostável” e lixo contaminado, já facilita muito o trabalho dos catadores que buscam de porta em porta seu sustento. Essa separação em sacolas evita a sujeira causada pelos catadores que buscam lixo reciclável dentro das lixeiras no dia da coleta comum, quando estão juntos em um único saco plástico. Agora se quiser realmente fazer a sua parte e ter a certeza que o lixo separado terá um destino adequado, e se não tiver a coleta seletiva na porta da sua casa, leve para um posto de coleta.É muito simples buscar essa informação. Vários supermercados, parques, escolas possuem esse tipo de coleta. É bom para você e será melhor ainda para o planeta. Somos recordistas na reciclagem de alumínio, vamos nos unir para sermos recordistas também para outros tipos de materiais. Juntos poderemos aumentar as estatísticas de coleta seletiva para a reciclagem.

Pense nisto do pequeno se chega ao grande, se cada um fizer a sua parte teremos um planeta mais limpo e seguro.

Porque somente juntos salvaremos nosso planeta.

Foto.Patricia

Patrícia França

Formada em Administração (PUC/MG) e Pós-graduada em Gestão estratégica de RH(ITOP/TO). É colunista de Educação Ambiental do Ambientalistas em Rede e autora do livro A turma do bebê eco no combate ao aquecimento global, além de idealizadora do projeto de educação ambiental Projeto Bebê Eco.

 

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s