Conheça o Tubarão Azul (Prionace glauca)

tubarão-azultintureira ou guelha (Prionace glauca) é um tubarão da família Carcharhinidae, que se pode encontrar nas zonas profundas dosoceanos (até 150m de profundidade), em águas temperadas e tropicais.

Conhecido como uma das espécies de tubarão com maior capacidade migratória : um espécime monitorado perto das águas do estado de Nova Iorque foi recapturado perto da costa do Brasil.

Como é um tubarão oceânico, tem caráter oportunista (o que o coloca quase perto do galha-branca-oceânico em termos de perigo para náufragos emergulhadores), podendo seguir navios para comer detritos jogados na água.

Tem o hábito de formar pequenos grupos para migrações, suas presas mais frequentes são: peixes, lulas, pequenos cações, caranguejos, avesmarinhas e crustáceos.

Seu tamanho pode chegar a 4m e 240 kg, no total, mas normalmente não passa dos 2,5m e 70 kg (algumas fontes na literatura dizem já ter sido encontrados exemplares com mais de 6m de comprimento). Possui corpo esguio e focinho longo e pontudo. Dentes triangulares, pontudos eserrilhados e curvados na mandibula superior, em várias fieiras. Possuem a coloração azul-escuro no dorso, azul mais claro nos flancos e branco nos ventres. As pontas das nadadeiras costumam ser mais escuras.

Também conhecido como: Tubarão-de-focinho, Mole-mole, Focinhudo e Bico-doce.

20f6abb7c5662f0f370485ccf222cc42

Fonte: Marcelo Szpilman, “Tubarões no Brasil: guia prático de identificação”

Anúncios

Uma resposta para “Conheça o Tubarão Azul (Prionace glauca)

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s