Made in China, por Patrícia França

Fiquei horrorizada quando vi pela TV a reportagem sobre os índices de poluição na China. Depois com mais dados técnicos que tive a oportunidade de ler aqui mesmo no site do  Ambientalistas em Rede, tive a certeza que a maioria das pessoas que viram e ouviram essa reportagem também ficaram assustadas e preocupadas com essa realidade que nos assombra.

Na verdade os impactos ambientais gerados na China serão sentidos por todo o planeta, a poluição será espalhada e compartilhada por todo o planeta Terra.  O CO2 liberado na atmosfera agravará ainda mais o efeito estufa, o aquecimento global será sentido por todos os habitantes do nosso planeta.

Muitos colocarão a culpa na China por causa da industrialização desenfreada e busca do crescimento a qualquer preço. Realmente são culpados, mas todos nós contribuímos com esse cenário de crescimento desordenado da China. A maioria de nós tem, teve ou terá um produto chinês em casa. Esses produtos são aparentemente inofensivos, mais baratos e em alguns casos possuem uma série de inovações, como brinquedos, sapatos, bolsas, roupas, eletrodoméstico, tudo “Made in China”.

download

Mais uma vez venho alertar sobre a consciência no consumo. Devemos parar e pensar antes de comprar. Normalmente consumimos sem pensar como, quando, por quem foi produzido tal produto. Não pensamos nos impactos causados pela matéria prima que deu origem ao produto, muito menos os impactos causados a natureza durante a produção e na hora do descarte.  Não pensamos o porquê de o produto ser tão barato. Se foi produzido por mão de obra escrava ou infantil. O barato sai caro para o planeta, não pensamos no preço que estamos pagando de forma direta ou indireta.

download (1)

Esta na hora de parar de “não pensar”.

Temos que repensar nosso modo de consumir. Só teremos resultados diferentes se agirmos de forma diferente. Somos seres humanos racionais e devemos utilizar nossa inteligência para o beneficio da humanidade. O preço pelo comodismo, nosso conforto momentâneo poderá ser alto demais. E essa conta, quem irá pagar?

Serão nossos filhos, netos e futuras gerações. Eu amo meus filhos e não quero deixar essa herança para ele. Não quero ser a causadora do sofrimento futuro destas gerações.

A maioria pensa em deixar herança financeira para os filhos pensam em patrimônios, uma boa universidade, preparar para o mercado profissional, realização pessoal e profissional. Queremos que nossos filhos sejam felizes. Eu também quero tudo isso para meus filhos. Mas o que realmente me importa deixar de herança é um planeta sustentável, pois para que tanta riqueza se não tivermos um planeta sadio, onde as próximas gerações viverão com qualidade de vida.

O futuro esta em nossas mãos é só parar, pensar e agir.

Somente juntos salvaremos nosso planeta.

Foto.Patricia

Patrícia França

Formada em Administração (PUC/MG) e Pós-graduada em Gestão estratégica de RH(ITOP/TO). É colunista de Educação Ambiental do Ambientalistas em Rede e autora do livro A turma do bebê eco no combate ao aquecimento global, além de idealizadora do projeto de educação ambiental Projeto Bebê Eco.

 

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s