Aprenda a transformar garrafas de vinho em comedouros para pássaros

Já ouviu a frase “O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.” do Mário Quintana? O princípio do passo-a-passo de hoje é mais ou menos esse, com a inclusão de elementos de reaproveitamento e sustentabilidade, ou seja, o segredo não é prender os pássaros e sim proporcionar alimento e assim eles virão ao seu jardim.

4

A partir de hoje, começaremos a divulgar a série de tutoriais Criando um jardim de aves, que vai ensinar a fazer esses alimentadores para pássaros de forma sustentável e criativa. Siga nosso blog e confira!

Mãos a obra:

2

– Para começar a perfuração, você vai precisar usar uma broca diamantada para vidros com um diâmetro de mais ou menos 1/2 polegada. Esse tamanho funciona bem para sementes pequenas como pedaços de girassol ou cártamo. Esse diâmetro pode ser pequeno demais para as sementes de girassol inteiras. O tamanho vai variar de acordo com os pássaros alimentados e as sementes que você colocará na garrafa.

– Para a perfuração funcionar bem, é necessário que a broca esteja lubrificada com água, isso pode ser feito com a garrafa submersa em água ou com um spray de água para ser usado durante a perfuração.

– Como na imagem, a perfuração deve ser iniciada em um ângulo de mais ou menos 45º, e depois, com movimentos leves, mova a furadeira para o ângulo de 90º (Evite aplicar muita pressão na furadeira, isso pode fazer com que o vidro quebre).

– Nesse processo, continue usando o spray com água e limpe em seguida a área de perfuração.

– O processo de perfuração é o mais difícil e o mais lento, quando estiver perto do fim, diminua a velocidade da furadeira e retire lentamente a broca da garrafa (Esse passo pode se tornar frustrante se não for feito com cautela, a garrafa pode quebrar conforme a força empregada na retirada da broca).

– Lembre-se de usar óculos de proteção!

– Uma vez que os dois furos (um de cada lado) são feitos, é hora de fixar o prato de sobremesa na parte inferior da garrafa. Para isso, pode ser usado durepox ou outra cola de alta fixação de sua escolha.

– Após isso, é preciso usar o arame em torno da parte superior da garrafa para proporcionar a fixação com o gancho que irá segurar a garrafa por cima.

– Já no seu jardim, prenda o gancho onde for mais conveniente e é só colocar seu novo comedouro para pássaros. Os comedouros também podem ser usados em cima de alguma superfície ou invés de pendurados, isso varia de acordo com sua vontade e disposição de materiais.

Aproveite seu novo jardim de pássaros.

Curtiu o passo-a-passo? Então compartilhe e siga o AR para conferir os próximos da tutoriais da série.

Tradução: Equipe Ambientalistas em rede

Fonte: The Garden Roof Coop e Rebecca’s Bird gardens

Anúncios

Uma resposta para “Aprenda a transformar garrafas de vinho em comedouros para pássaros

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s