Surto de dengue, resultado da falta de Educação Ambiental, Por Patricia França

Os números são assustadores, este ano a dengue bateu a minha porta, meu pai, mãe, cunhado e funcionária dos meus pais pegaram dengue. Além disso, o filho de uma amiga contraiu dengue hemorrágica e um amigo ambientalista também contraiu a doença. Ou seja, a doença esta ai na nossa porta, todos conhecem alguém que pegou a doença ou foi a própria vitima deste inimigo que paira sobre nós.

1

Mas o que tem o surto de dengue com a falta de educação ambiental? A resposta é simples.

O lixo que é jogado de forma indevida facilitando a vida e reprodução do mosquito da dengue é responsabilidade de todos. Enquanto as pessoas não se conscientizarem sobre a importância de cuidar dos resíduos que geramos, seremos vítimas das nossas próprias ações. Não só a dengue, como enchentes e inundações são conseqüências do lixo que é jogado “fora”.

As pessoas não entendem que não existe jogar “fora”, pois o lixo fica dentro do nosso planeta e mais cedo o mais tarde, sofreremos as conseqüências deste descarte indevido e irresponsável.

Freqüentemente sou comunicada que na porta de casa não tem coleta seletiva e por isso não é feito a separação. Eu sempre respondo que sempre tem um ponto de coleta próximo de casa. Mas muitas vezes as pessoas não querem ter esse trabalho de ir até um ponto de coleta.

As desculpas são muitas: falta de tempo, não tem carro, andar de ônibus etc. Mas faço uma pergunta simples para quem usa essas argumentações para não levar o lixo para a reciclagem.

Você teve tempo para fazer compras? Então pode ter tempo para se responsabilizar pelo lixo gerado por você mesmo.

Você que não tem carro, mas por andar de ônibus deixou de fazer suas compras? Então pode da mesma forma que carregou suas compras, destinar o lixo em um ponto de coleta mais próximo de casa.

Com isso, percebemos que a decisão é individual e que é mais fácil colocar o problema em terceiros, mas quando somos questionados, acabamos dando desculpas para nossa falta de vontade e comprometimento sócio ambiental.

O prejuízo vem para todos e este ano esta ai, debaixo dos nossos narizes. O surto de dengue alcançou números alarmantes. Muitos estão perdendo dias de trabalho, escola, dinheiro, os hospitais estão lotados por causa de tantos casos e muitos estão perdendo a vida. O poder público tem investido em campanhas pela mídia, agentes são enviados em nossas casas para fazer a prevenção e a dengue só esta aumentando em todo o pais. A culpa é de quem?

Os justos pagam pelos pecadores, pois as vitimas são democraticamente escolhidas, sem distinção de raça, idade, classe social ou se fazem ou não fazem a sua parte para evitar o surto.

Por isso deixo o alerta, pare pense o que você pode fazer para diminuir essa e outras catástrofes ambientais. Como você pode agir para se tornar uma pessoa preocupada com questões ambientais, pois todos nós moramos no mesmo planeta e igualmente temos a responsabilidade de cuidar dele. A vitima pode até não ser você, mas pode ser quem você mais ama.

Somente Juntos Salvaremos Nosso Planeta.

Patrícia França 3

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s