Notícia triste: Caçadores matam os últimos rinocerontes de Moçambique

Os rinocerontes estão oficialmente extintos do território de Moçambique, na África. Os últimos 15 animais que viviam no Parque Great Limpopo, que fica na fronteira com a África do Sul e o Zimbábue, foram encontrados mortos no mês passado – em 2002, a área de conservação ambiental tinha uma população de 300 rinocerontes.

Autoridades ambientais acusam os próprios guardas florestais da reserva de colaborar com os caçadores na busca pelos animais que eles deveriam proteger. Segundo os administradores do  Great Limpopo, 30 guardas já estão sendo investigados por corrupção e poderão responder judicialmente pelo crime.

Os caçadores promovem a matança por conta dos valiosos chifres dos rinocerontes, que valem mais que ouro no mercado negro. A presa é usada na medicina de países asiáticos, como China e Vietnã, por seus ditos efeitos de cura.

A busca sangrenta pelos chifres já causou, segundo levantamento de organizações não-governamentais, a morte de 180 do total de 249 rinocerontes de uma reserva na África do Sul só neste ano.

rino-ambientalistasemrede

Fonte: Uol

Anúncios

7 Respostas para “Notícia triste: Caçadores matam os últimos rinocerontes de Moçambique

  1. Prof. Einsteim,
    Anote aí: Com certeza, a estupidez humana é infinita!

    Quando não entendo exatamente algo, eu cuido para não julgar. Mas não dá mais para colocar tanta barbaridade, tanta crueldade, tanto atraso na conta do “é cultural”, faz parte da cultura/religião/dogmas, deles…
    O ‘atraso’ é deles e o ‘retrocesso’ meu, que ando a ‘procura’ de um tacape, enquanto penso: Mesmo que o chifre curasse, quem é mais importante para ‘Mamãe Natureza’, para o planeta, para o eco-sistema: Mais um bípede, implume em processo de evolução (oi?) ou NENHUM rino?
    (Porque se existe, tem função! Não vejo desperdícios na Natureza e sim, equilíbrio, que o homem insiste em ignorar.)

    Shame on you, Mocambique!
    Fiquem bem, Norma

  2. Morei um ano e meio em Mozambique, trabalhando para uma empresa japonesa. Posso dizer que o país é muito complicado, guardas são altamente corruptos ou corruptíveis.
    A grande preocupação de uma grande parcela é apenas de garantir o seu, sem levar em contas o dos outros. Falo com convicção pois me foi passado por eles mesmos. Não se importam com a natureza, não se importam com o coletivo, nada!
    Essa noticia é muito triste, mas apenas retrata a realidade de um país largado pelas autoridades.
    Gostaria de nunca mais retornar a um lugar tão desumano e triste.

  3. Caçadores mercenários, gananciosos. Agora que extinguiu, aonde vão buscar os chifres que supostamente curam? Curam o que? Nada pode curar essas mentes doentes. Lamentável. Ridículo.

  4. Tomara que agora esses caçadores tenham que arrumar um emprego de verdade e espero que tenham que tenham ralar MUITO, mas MUITO pra conseguir por comida na mesa.

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s