Porque o mar é azul ou verde?

Pequenas porções de água do mar, como em um copo, são incolores, certo? Mas porque os mares e oceanos apresentam coloração geralmente verde ou azul?

Essa é uma questão complexa e para entende-la temos que começar a pensar no que nos permite ver o mar, ou seja, a Luz!

A Luz branca proveniente do sol é constituída por todas as outras cores reunidas, como o vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta e quando um objeto nos parece azul é porque esse é o espectro de luz que ele está refletindo, e consequentemente, está absorvendo todos os outros. Até aí não há nada de novo, mas o que o MAR tem haver com isso?

Ambientalistas em rede.1

Quando a luz penetra na água, ela está penetrando um meio oitocentas vezes mais denso, com a velocidade reduzindo de cerca de 300 mil para 225 mil Km/seg, mudando de direção num fenômeno chamado refração. Nesse processo, as luzes são continuamente absorvidas, sendo a luz vermelha na superfície da água, sendo cerca de 8 metros de profundidade toda a luz vermelha discernível ao olho humano já se desvaneceu. Na prática observamos que objetos vermelhos, como um cilindro de mergulho, fica com um marrom escuro opaco nesse profundidade.

Aos 22 metros o amarelo é absorvido e os raios um pouco mais curtos de luz são quase todos absorvidos por volta dos 30 metros. Abaixo dos 30 metros, restam somente os raios mais curtos e toda a luz parecerá um azul monocromático. Assim quando o mar é puro e claro, como acontece nos oceanos, a tonalidade menos absorvida do espectro, o azul, é refletida para nossos olhos.

Oceanos do nosso planeta

Oceanos do nosso planeta

Ambientalistas em rede.2 Ambientalistas em rede.3 Ambientalistas em rede.4 Ambientalistas em rede.5 Ambientalistas em rede.6 Ambientalistas em rede.7 Ambientalistas em rede.8

Ok, mas e o verde?

Principalmente em regiões perto da costa, os mares podem apresentar tonalidades verde-azulados, verdes, marrons e até mesmo vermelhos. Tais colorações tem influencia complexa, mas os principais fatores envolvidos são as partículas, minerais ou orgânicas, em suspensão na água. A maior parte da coloração verde é devida a associação dos pigmentos amarelos presentes na matéria orgânica de algas e vegetais com o azul oceânico que acabamos de ver, sendo amarelo + azul = verde!

A maré vermelha que escutamos falar é consequencia do crescimento de uma espécie de dinoflagelado de cor vermelha.
FONTE: Site de Curiosidades

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s