Do pequeno se chega ao grande, por Patricia França

Li a primeira vez essa frase “Do pequeno se chega ao grande” em uma crônica que minha sobrinha escreveu. Foi um trabalho que ela fez para a escola, tinha somente nove anos e a crônica contava a história de uma menina que sugeriu para o trabalho escolar montar uma peça falando sobre a reciclagem.

No final da apresentação, a personagem principal foi para a casa e viu pelo caminho lixo espalhado por todo lado. Decepcionada  voltou para casa triste e contou tudo que viu ao pai e o mesmo deu o sábio conselho: – Minha filha do pequeno se chega ao grande, nunca desista dos seus sonhos.

53

Esta crônica tocou profundamente meu coração e a frase da Mariana se tornou o lema do projeto de educação ambiental que sou idealizadora, para homenagea-la criei a personagem Canguru Nana que incentiva a coleta seletiva e a prática dos 5R´s : Recusar, Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Estou contado essa historia para mostrar que podemos sim transformar o mundo, influenciar pessoas e que pequenas ações podem fazer grande diferença para a humanidade. Um simples projeto escolar de uma criança influenciou a minha luta por um planeta mais sustentável.

As crianças recebem bem as informações que os s professores passam para elas e nós, os adultos, podemos aprender muito com os pequenos.

Em relação à sustentabilidade, essa depende sim de pequenas atitudes individuais que multiplicadas com outras ações individuais resultam em um grande impacto para todos os habitantes do planeta.

Hoje estamos rodeados de informações, não podemos alegar desconhecimento sobre questões ambientais, podemos pesquisar sobre os impactos que causamos ao nosso planeta, até mesmo conseguimos calcular nossas pegadas ecológicas e temos acesso a mecanismos para neutralizá-las. Ou seja, depende de nossa vontade pessoal para minimizarmos os impactos que causamos ao nosso planeta. Porém depende principalmente da nossa atitude, do nosso querer. Precisamos sair do comodismo e ver o mundo globalmente e agirmos localmente.

Reciclagem começa em casa

Tenho batido na mesma tecla em relação à consciência no consumo, pois precisamos consumir sim, mas temos inteligência e informações suficientes para escolher melhor os produtos que consumimos buscando o menor impacto possível para o planeta.

Vamos inovar, experimentar, ousar e valorizar produtos e empresas que estão buscando tecnologias sustentáveis.  Essa já é uma atitude a favor do planeta. Pois “DO PEQUENO SE CHEGA AO GRANDE”. Somente juntos Salvaremos Nosso Planeta.

Assinatura

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s