Beijo de mãe cura dor

Por Mariana Moura

Todos nós já ouvimos quando crianças que, após uma queda, era só “dar beijo” que passava. Mais tarde, quando adultos, repassamos o ensinamento aos nossos filhos sem imaginar que o fato é cientificamente comprovado. É o que relata a pediatra e especialista em dor do Hospital Pequeno Príncipe, Luciane Valdez: “Sabemos que toda vez que se da ou recebe carinho, uma área do cérebro é ativada, que libera descargas elétricas que diminuem a dor da criança”, explica a médica.

Mãe de uma menina de 9 anos, a jornalista Karina Fernandes, sabe o poder de um carinho ou uma atenção especial na hora certa. “A Letícia corre muito e toda hora se machuca. Como passamos o dia inteiro longe uma da outra, é normal que ela queira colo, principalmente quando rala o braço ou o joelho brincando”, conta Karina. A publicitária Thais Farias faz o mesmo com o pequeno João, filho de 3 anos. “Mesmo tomando cuidado, criança sem cai, faz parte do aprendizado. É raro o João chorar, mas quando isso acontece, dar beijo é milagroso, passa na hora”, comenta.

De acordo com Luciane, não é só o beijo que faz a dor passar. “Massagem, cafuné, colo: sabemos que todas essas demonstrações de afeto provocam essa sensação de prazer e proteção. A dor não é só o trauma, tem uma história por trás, é multifatorial. E a intensidade e valorização variam de acordo com a pessoa”, relata a pediatra. A medicina revela ainda que é importante também que os filhos demonstrem afeto aos pais. “Todos buscamos pessoas que nos acolhem. Notamos que doenças crônicas são mais comuns em pessoas mais sozinhas, deprimidas. Para uma boa recuperação, seja em casa ou num hospital, é essencial o carinho da família, da equipe médica, dos profissionais de saúde envolvidos”, explica .

Fonte: Itodas

Anúncios

Sua opinião é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s